Sistema defensivo do São Paulo é um trunfo para a temporada

Volante Luan, ao lado do zagueiro Miranda. (Foto: Divulgação)

Com média de 0,56 gols sofridos por jogo, o sistema defensivo do Tricolor, composto de três zagueiros, é uma “grande” arma para a sequência da temporada

O São Paulo estreou no Campeonato Brasileiro neste sábado, contra o Fluminense, no Morumbi, e ficou no 0 a 0. Com um sistema defensivo consolidado e que mostrou virtudes no título do Paulistão e na classificação às oitavas de final da Libertadores, o técnico Hernán Crespo sabe que esse estilo de jogo tem muita história no Morumbi.

A linha de três zagueiros foi bem aceita pelo elenco, que se adaptou rapidamente ao sistema depois de alguns anos atuando com a linha de quatro defensores.

Em 23 jogos na temporada – 16 no Paulistão, seis na Libertadores e um no Brasileirão – foram 13 gols sofridos. A média de 0,56 gol tomado por jogo é um exemplo de como a zaga tem sido um dos pontos fortes do São Paulo comandado pelo argentino.

Crespo tem aproveitamento superior a 80% no Morumbi
Volpi chega a sete cobranças de pênalti seguida sem levar gol

Nesse período, Crespo testou diversos jogadores na posição. O início do trabalho foi com Arboleda, Bruno Alves e Léo, porém, com a chegada de Miranda, a briga pela vaga esquentou e quem ficou “de fora”, foi Bruno Alves.

Com mais uma bola fora de Arboleda, Bruno Laves anhará algumas chances para mostrar a Crespo, que pode ficar com a vaga do equatoriano, que perdeu a estreia do time no Brasileirão, e também ficará de fora da estreia na Copa do Brasil.

Arboleda foi pego em uma festa clandestina na madrugada da última sexta-feira. Logo depois, atraves de uma rede social, o defesor se desculpou. O clube emitiu uma nota oficial falando da punição e o afastamento do atleta.

Léo, se firmou na zaga, pelo lado esquerdo e Arboleda é “ou era”, o titular pelo lado direito.

Jogo após jogo, o “antigo” lateral-esquerdo passou a agradar a Hernán Crespo pela sua saída de bola com qualidade e a força física. Atualmente, ele é o zagueiro que mais entrou em campo na temporada.

A linha de três zagueiros foi uma das marcas do último título do Campeonato Brasileiro conquistado pelo Tricolor. No tricampeonato (2006, 2007 e 2008), o ex-técnico Muricy Ramalho montava suas equipes nessa formação.

No atual São Paulo, o sistema tem dado mais liberdade aos laterais, que muitas vezes aparecem como alas, apoiando os atacantes e meias.

VALE LEMBRAR QUE dos 23 jogos disputados até aqui, não sofremos gols em 14.

Veja o número de jogos dos zagueiros do São Paulo na temporada:

  • Léo – 18 partidas
  • Arboleda – 16 partidas
  • Bruno Alves – 15 partidas
  • Miranda – 11 partidas
  • Rodrigo Freitas – 7 partidas
  • Diego Costa – 6 partidas

Foto: Divulgação

Leave your vote

Forgot password?

Enter your account data and we will send you a link to reset your password.

Your password reset link appears to be invalid or expired.

Log in

Privacy Policy

Add to Collection

No Collections

Here you'll find all collections you've created before.