Saiba aqui como incluir frutas terapêuticas na sua dieta, e ter muito mais saúde no dia a dia!

Divulgação

Que tal descobrir uma forma deliciosa e natural de promover a sua saúde e bem-estar?

Estamos falando das frutas terapêuticas, alguns tesouros da natureza que podem desempenhar um papel fundamental no tratamento de condições de saúde, inclusive na superação da dependência química!

Os tratamentos convencionais, geralmente, envolvem medicamentos e terapias comportamentais, mas cada vez mais, reconhecemos a importância dos alimentos no processo de recuperação e na saúde mental, certo?

É aqui que as frutas terapêuticas brilham, oferecendo uma opção natural e eficaz para auxiliar na superação da dependência química.

Quer entender melhor sobre esse assunto? Acompanhe o nosso post completo sobre o tema, e conheça mais sobre as principais frutas terapêuticas.

Este artigo foi escrito em parceria, caso deseje saber mais sobre visite: Clínica de Reabilitação no Rio de Janeiro

O que são as “frutas terapêuticas”?

As frutas terapêuticas são verdadeiros pacotes de nutrientes, repletas de vitaminas, minerais, antioxidantes e fitoquímicos que promovem não apenas a saúde física, mas, também, o equilíbrio emocional.

Essas frutas ajudam a reduzir inflamações, fortalecer o sistema imunológico e regulam os neurotransmissores responsáveis pelo nosso bem-estar.

Ao consumir com frequência, você estará proporcionando ao seu corpo e mente, uma verdadeira jornada de cura e restauração.

Quais são os benefícios das frutas terapêuticas para o corpo?

Incluir frutas terapêuticas na sua dieta traz inúmeros benefícios.

Em primeiro lugar, elas fortalecem o sistema nervoso, algo muito importante para tratamentos de saúde, além de ajudarem a equilibrar os níveis de açúcar no sangue.

Ademais, melhoram a função cerebral e ajudam a diminuir os sintomas de ansiedade e depressão, frequentemente associados à dependência química.

Além disso, essas frutas têm um poderoso efeito desintoxicante, auxiliando na eliminação das toxinas acumuladas no organismo devido ao uso de substâncias químicas prejudiciais. Só coisa boa, não é mesmo?

Principais frutas terapêuticas para incluir na alimentação

Quando se trata de frutas terapêuticas, há uma ampla variedade de opções que você pode adicionar à sua alimentação para potencializar os benefícios à saúde, o que é muito bom. Dessa forma, você pode escolher as que mais gosta para consumir diariamente.

Veja quais são algumas das principais frutas terapêuticas e seus poderes curativos:

Abacate

O abacate é rico em gorduras saudáveis, sendo um grande aliado no fortalecimento do sistema nervoso e na redução do estresse.

Além disso, ele contém vitaminas do complexo B e magnésio, que ajudam a melhorar o humor e a regular os neurotransmissores.

Banana

A banana é uma fonte de triptofano, um aminoácido essencial para a produção de serotonina, que ajuda a causar efeitos positivos no humor e na regulação do sono.

Ela também é uma fruta energética e nutritiva, fornecendo potássio e fibras.

Morango

Pequenas em tamanho, mas grande em benefícios, os morangos são frutas vermelhas carregadas de antioxidantes.

É o caso, por exemplo, da vitamina C, que auxiliam na proteção das células contra danos causados por radicais livres, além de serem anti-inflamatórias e ajudarem na desintoxicação do organismo.

Maçã

Amada por muitos, a maçã é rica em fibras solúveis, que auxiliam na regulação dos níveis de açúcar no sangue e na redução do colesterol, bem como na melhoria da saúde digestiva.

Manga

Além de ser uma fruta muito saborosa, a manga é uma excelente fonte de vitamina A e antioxidantes, que beneficiam a saúde ocular e fortalecem o sistema imunológico.

Uva

As uvas são ricas em resveratrol, um antioxidante conhecido por seus efeitos cardioprotetores e anti-inflamatórios.

Ademais, elas também possuem propriedades desintoxicantes e podem ajudar a melhorar a circulação sanguínea.

Kiwi

O kiwi é uma fruta mais exótica, mas que oferece uma excelente fonte de vitamina C, vitamina E, potássio e fibras.

Por isso, o kiwi é perfeito para quem precisa de frutas com propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias.

Cereja

Apesar de muitos não saberem, as cerejas são ricas em antioxidantes e uma das melhores frutas terapêuticas, como a antocianina, que auxiliam na redução da inflamação, e podem aliviar dores musculares e articulares.

Saiba como incluir frutas terapêuticas na sua dieta

Incluir frutas terapêuticas na sua alimentação diária é uma missão muito fácil e gostosa! Confira algumas dicas de como incluí-las e aproveitá-las da melhor forma:

  • Smoothies: podem ser feitos com leite, água ou iogurte.
  • Saladas: adicione frutas terapêuticas na sua salada verde.
  • Snacks: corte as frutas em pedacinhos e consuma como snack ao longo do dia.
  • Sobremesas saudáveis: ache receitas de sobremesas saudáveis e saborosas usando as frutas terapêuticas.
  • Infusões e águas saborizadas: prepare águas saborizadas com essas frutas.

As frutas terapêuticas não substituem o tratamento profissional adequado para a dependência química.

Por isso, elas devem ser vistas como uma valiosa adição a um plano abrangente de recuperação, que inclui terapia, apoio emocional e, se necessário, medicação.

Leave your vote

Forgot password?

Enter your account data and we will send you a link to reset your password.

Your password reset link appears to be invalid or expired.

Log in

Privacy Policy

Add to Collection

No Collections

Here you'll find all collections you've created before.