Dono do Botafogo diz que cinco jogadores do São Paulo manipularam goleada para o Palmeiras

O empresário John Textor afirma que conclusão é de especialistas

Após afirmar que tem “provas de que o Palmeiras vem sendo beneficiado por dois anos”, John Textor publicou em seu site oficial, nesta segunda-feira, uma nota com novas acusações. Mais uma vez sem apresentar provas, Textor afirmou que pelo menos cinco jogadores do São Paulo manipularam a goleada sofrida pela equipe por 5 a 0 diante do rival Palmeiras, no Brasileirão de 2023.

Minutos depois da publicação, o São Paulo repudiou as acusações e anunciou que vai acionar Textor criminalmente.

A nota no próprio site de Textor faz um apanhado do que ele enxerga ser um escândalo de manipulação de resultados. Baseado em relatórios feitos por inteligência artificial, o norte-americano afirmou – sem provas – que dois jogos do Palmeiras nos últimos anos foram manipulados:

Palmeiras 4 x 0 Fortaleza pelo Brasileirão de 2022 – Nesse jogo, o clube paulista entrou em campo com o título já garantido. Segundo o relatório contratado por Textor, quatro jogadores da equipe cearense “excederam limites que estabeleceriam evidências claras e convincentes de manipulação de jogos” .

Palmeiras 5 x 0 São Paulo pelo Brasileirão 2023 – Nessa partida, a equipe tricolor já tinha vaga assegurada na Libertadores 2024 graças ao título da Copa do Brasil, enquanto o Verdão lutava pelo título brasileiro – na ocasião, o líder era o Botafogo. Textor afirma que cinco jogadores são-paulinos excederam os limites estipulados pela inteligência artificial.

Na nota divulgada nesta segunda, Textor acrescentou a goleada sofrida pelo São Paulo na 29ª rodada do Brasileirão do ano passado.

Segundo o empresário, especialistas (cujos nomes não foram citados) e inteligência artificial decretaram com “100% de confirmação” que houve manipulação nos dois jogos citados na nota. Textor afirmou que já enviou seus relatórios para procuradores.

Além disso, o dono da SAF do Botafogo assegurou que árbitros – de campo e VAR – participaram de manipulação de resultados no Brasileirão.

– Já tomei providências para fornecer a um procurador provas abrangentes relativas a esses jogos citados e a outros. Há provas de uma sequência de manipulações que devastou o campeonato de 2023. Além dos maus atores em campo (geralmente jogadores), também estou preparado para demonstrar combinações entre árbitro de campo e árbitro de vídeo que claramente participaram de manipulação de jogos, com erros graves de arbitragem para garantir o resultado manipulado.


O que diz a nota de Textor sobre Palmeiras 5 x 0 São Paulo

“A vitória por 5 a 0 do Palmeiras, que foi o começo de uma virada aparentemente impossível (e agora histórica) sobre uma equipe do Botafogo que tinha o recorde de pontos do primeiro turno do Brasileirão, após 14 vitórias em 17 jogos, foi manipulada.

O jogo entre Palmeiras e São Paulo em outubro de 2023 foi, de acordo com especialistas e inteligência artificial, manipulado por pelo menos cinco jogadores do São Paulo. Sete jogadores mostraram desvios anormais em situações cruciais de gols, mas apenas cinco ultrapassaram limites que deixam clara e convincente a manipulação. É preciso deixar claro que a prova não estabelece motivos, e também não sugere que nenhum clube foi responsável pela manipulação além dos jogadores identificados.

O relatório match-fix nível II, que prova, após conclusão do match-fix nível III, manipulação da partida em Palmeiras x São Paulo foi enviado ao STJD no fim de 2023, mas o STJD teve uma decisão clara de não investigar mais a fundo. Nomes dos acusados são, e sempre deverão ser, omitidos e não mostrados à justiça desportiva. Essas provas devem ser apresentadas apenas para procuradores e investigadores governamentais. Eu não tenho intenção de prejudicar os acusados antes de eles conseguirem se proteger.”

Foto: Arquivo / Internet
Por: Redação do ge — Rio de Janeiro

Não perca nada sobre nosso São Paulo FC!
Siga o SPFC Notícias em nossas redes sociais: Instagram Twitter Facebook | Threads | Whatsapp

Leave your vote

Forgot password?

Enter your account data and we will send you a link to reset your password.

Your password reset link appears to be invalid or expired.

Log in

Privacy Policy

Add to Collection

No Collections

Here you'll find all collections you've created before.