O História em Três Cores desta semana relembraremos a carreira do ponta-direita Peixinho, prata da casa

Arnaldo Poffo Garcia, o Peixinho nascido em 2 de setembro de 1940, é um ex-ponta-direita do futebol brasileiro e ficou conhecido por ser o autor do primeiro gol do estádio do Morumbi. Naquela ocasião, Arnaldo fez um gol para lá de histórico, quando mergulhou e se esticou inteiro para fazer o gol. Consequentemente, dali para frente o movimento, ficou conhecido como “Peixinho”, seu apelido que foi uma “herança paternal”.

A história de Peixinho com o São Paulo começou cedo. Aos 18 anos, em 1958, Peixinho integrou-se as categorias de base do soberano. Pouco mais de um ano depois, em agosto de 1959, o atacante assinou seu primeiro contrato profissional.

Sua estréia aconteceu, em dezembro daquele mesmo ano, na vitória por 2 a 1 sobre o Nacional em um amistoso no Parque Antárctica. O jovem predestinado a fazer história, estreou com o pé direito com o manto são-paulino e, fez o gol da vitória.

Autor de 17 gols em 63 jogos com a camisa tricolor, Peixinho e todos os torcedores são-paulinos, com certeza, irão sempre lembrar do 10° gol entre esses 17.

O dia era 2 de outubro de 1960. O Estádio do Morumbi, projetado pelo arquiteto Vilanova Artigas, abriu suas portas pela primeira vez ao público para uma partida de futebol. Para a inauguração de seu estádio, o São Paulo convidou a equipe portuguesa Sporting para um confronto.

Mesmo com as obras ainda incompleta e em um dia chuvoso, compareceram 56 mil pessoas, que ajudaram a abrilhantar aquela atmosfera. Com a bola rolando, o tricolor venceu os portugueses por 1 a 0. E o gol anotado por Peixinho aos 12 minutos do primeiro tempo, ficaria marcado na história do futebol mundial.

Eu me lembro que o Fernando tocou para o Jonas, que cruzou. Estiquei-me inteiro para alcançar a bola, dando um verdadeiro mergulho”, disse Peixinho em entrevista a revista do São Paulo (n° 36).

O feito de Peixinho foi muito comemorado pelos torcedores do tricolor. Como esse tipo de jogada não era comum no futebol brasileiro, logo todos os gols marcados da mesma forma passaram a ser chamados gols de peixinho, expressão usada até hoje.

Peixinho deixou o tricolor um ano após fazer o histórico gol, com destino a Ferroviária. Onde se tornou o quarto maior goleador da história desse clube, com 95 gols em 186 jogos. O jogador, depois, ainda atuou por Santos, Coritiba, Comercial de Ribeirão Preto, Bangu, Deportivo Itália da Venezuela e First Portuguese do Canadá.

CURIOSIDADES SOBRE PEIXINHO:

Em 17 anos de carreira, o ponta-direita nunca foi expulso de campo.

Hoje, Peixinho vive em Piracicaba, no interior do estado, onde mantém uma escolinha de futebol, formando novos “peixinhos”.

PS – 59 ANOS DO GOL HISTÓRICO

O SPFC Notícias tem grande honra em poder expressar e relembrar momentos históricos do nosso tricolor e ídolos.

Hoje, dia 2 de outubro de 2019, este gol, que ficará marcado para toda a história, não só do São Paulo mas do futebol por um todo, completa 59 anos e essa data não pode passar apenas em branco. Essa data tem de passar em VERMELHO, PRETO E BRANCO. Salve nação Tricolor, até a próxima!

https://www.youtube.com/watch?v=5ZT3c9nZD4Y

Foto: Divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *