in ,

Além de rezar, o que temos que fazer para passar de fase?

Após a derrota para a LDU, em Quito, a situação do nosso querido São Paulo ficou muito difícil nesta edição da Copa Libertadores

Faltando só duas rodadas para encerrar a fase de grupos, o Tricolor já não depende apenas dele para chegar às oitavas de final da Libertadores.

Após ser derrotado por 4 a 2 para a LDU, em Quito, nesta terça-feira, o Mais Querido se complicou muito na competição. Com 4 pontos, o time do técnico Fernando Diniz está na terceira colocação do grupo, que tem a LDU liderando com 9 pontos, seguido do River, com 7. O Binacional é o último, com 3 pontos, justamente os pontos conquistados na vitória contra nós, em Juliaca.

Veja como está a classificação do grupo:

  1. LDU: 9 pontos
  2. River Plate: 7 pontos (saldo de gols: 11)
  3. São Paulo: 4 pontos (saldo de gols: zero)
  4. Binacional: 3 pontos

Próximos jogos do grupo:

30/setembro, às 21h30: LDU x Binacional
30/setembro, às 21h30: River Plate x São Paulo

20/outubro, às 21h30: São Paulo x Binacional
20/outubro, às 21h30: River Plate x LDU

O que fazer para se classificar?

Para se garantir na próxima fase, o São Paulo PRECISA vencer seus próximos dois jogos: River, na Argentina e Binacional, no Morumbi. Com as duas vitórias, terminaríamos a fase de grupos com 10 pontos, mesmo assim, dependeríamos de outros resultados.

ENTENDA MELHOR:

Com duas vitórias:

Se vencer o River Plate (na Argentina) e o Binacional (no Morumbi), o São Paulo fecharia a fase de grupos com dez pontos. Neste caso, o River também chegaria no máximo a dez pontos (se vencesse a LDU na última rodada em casa). 

Se a LDU ganhar do Binacional, os equatorianos se classificariam e o São Paulo teria de tirar a atual diferença de 11 gols de saldo para o River.

Um cenário excelente para o São Paulo seria o Binacional vencer a LDU em Quito, na quinta rodada. Neste caso o Tricolor voltaria a depender apenas de si para se classificar.

A LDU seguiria com 9 pontos, São Paulo e River com 7 e Binacional 6. Dessa forma, bastaria o Tricolor vencer o Binacional, na última rodada, no Morumbi (iria pra 10 pontos), enquanto os outros dois concorrentes (River e LDU) jogariam uma decisão entre si na Argentina.

Se a LDU vencer o River, passa SPFC e LDU. Se o River ganha, os equatorianos dão adeus a competição. E se essa partida fica empatada, o River cai.

Uma vitória e um empate:

Nesta conta o São Paulo chegaria a oito pontos. Veja o que pode acontecer:

Se o empate acontecer contra o River Plate:

Na rodada final o São Paulo teria que golear o Binacional, torcer para a LDU vencer os argentinos e, na combinação dos dois jogos, tirar 11 gols de desvantagem no saldo.

Se o São Paulo vencer o River e empatar com o Binacional:

Precisaria “apenas” torcer por uma vitória da LDU em Buenos Aires, no jogo que seria de vida ou morte para os argentinos.

Uma vitória e uma derrota:

Se o São Paulo vencer o River Plate e depois perder do Binacional: 

Teria que torcer pela LDU duas vezes: contra os peruanos e contra os argentinos. No meio disso tudo ainda precisaria tirar os 11 gols de saldo que o River atualmente tem de vantagem.

Se o São Paulo perder do River Plate:

Está eliminado da Libertadores, mesmo vencendo o Binacional.

O que achou?

Escrito por Rodrigo Alcântara