10 times com mais sócios-torcedores no Brasil
Pioneiro e exemplo (no início dos anos 2000), o sócio-torcedor do São Paulo, que foi líder por muitos anos, caiu muito, mas segue no top-10
Desde que foi criado, pelo São Paulo, em, 1999, o programa de sócios-torcedores é uma das mais importantes fontes de renda dentro de um clube de futebol. Na maioria dos casos, o torcedor que opta por ser sócio paga uma quantia mensal para ter diversas vantagens, dependendo da dinâmica de cada clube.
Um dos principais fatores que contribuem para o crescimento desses números é o marketing feito pelas diretorias. Você sabe se seu clube está entre os dez primeiros do Brasil com maior número de sócios?
Confira na lista abaixo:
1. INTERNACIONAL: Cerca de 126 mil
2. VASCO: Cerca de 123 mil
3. FLAMENGO: Cerca de 96 mil
4. GRÊMIO: Cerca de 90 mil
5. SCCP: Cerca de 74 mil
6. CRUZEIRO: Cerca de 53 mil
7. BAHIA: Cerca de 44 mil
8. BOTAFOGO: Cerca de 32 mil
9. ATLÉTICO-MG: Cerca de 31 mil
10. SÃO PAULO: Cerca de 30 mil
OBSERVAÇÃO: Enquanto alguns clubes informam o número oficial em tempo real, outros optam por não exibir. Portanto, devido às alterações diárias, alguns números presentes no ranking acima são aproximados.
Na atual temporada, o cenário mundial que estamos vivenciando dificultou o crescimento desses números, fazendo com que muitos membros desvinculassem-se da sociedade. No entanto, os clubes vem se movimentando para fazer programas ainda mais acessíveis para os torcedores.