Fifa quer mudar VAR para evitar erros de impedimento

Fifa quer mudar VAR para evitar erros de impedimento - Divulgação
A ideia é que com a mudança, o computador trace as linhas verticais e horizontais para identificar se um jogador está em posição irregular
A Fifa está descontente com as análises e a demora em lances de impedimento no VAR. E por isso, a ideia é que um computador, e não mais um árbitro assistente por operador, monte as linhas verticais e horizontais que identificam (ou tentam) se um atleta estava em posição irregular.
Um grupo de estudo com 14 instituições, incluindo CBF e Conmebol, analisam testes já realizados por empresas contratadas. A previsão é que até 2022 o sistema possa ser usado principalmente para:
– tornar mais rápida a análise. No Brasil, por exemplo, muitas vezes os árbitros na cabine do VAR demoram minutos para analisar um impedimento, lance considerado objetivo, ou seja, que não é preciso interpretação para saber se havia ou não irregularidade.
– dar segurança de que não houve erro humano na montagem das linhas que definem ou não uma condição de impedimento.
- Rival tem seis desfalques para o confronto contra o São Paulo
- São Paulo x Flamengo: Data, hora e onde assistir
- CBF toma decisão sobre pedido de alteração da arbitragem
De acordo com o relatório entregue no fim de outubro ao grupo de estudo e que é supervisionado pela IFAB, a International Board, o órgão que define as regras do futebol, ”o objetivo é desenvolver uma ferramenta de apoio semelhante à tecnologia da linha do gol, não desenhada para tomar a decisão, mas para fornecer evidências instantaneamente aos árbitro.“
A ideia é fazer algo semelhante com o impedimento, ou seja, que o computador possa identificar o impedimento e avisar. Mesmo assim, ressaltou o relatório, a decisão final é do árbitro de campo, por isso que o projeto está sendo chamado de semi automatização de lances de impedimento.
Foto: Divulgação
Fonte: UOL Esporte