in ,

Fifa quer mudar VAR para evitar erros de impedimento

Fifa quer mudar VAR para evitar erros de impedimento - Divulgação

A ideia é que com a mudança, o computador trace as linhas verticais e horizontais para identificar se um jogador está em posição irregular

A Fifa está descontente com as análises e a demora em lances de impedimento no VAR. E por isso, a ideia é que um computador, e não mais um árbitro assistente por operador, monte as linhas verticais e horizontais que identificam (ou tentam) se um atleta estava em posição irregular.

Um grupo de estudo com 14 instituições, incluindo CBF e Conmebol, analisam testes já realizados por empresas contratadas. A previsão é que até 2022 o sistema possa ser usado principalmente para: 

tornar mais rápida a análise. No Brasil, por exemplo, muitas vezes os árbitros na cabine do VAR demoram minutos para analisar um impedimento, lance considerado objetivo, ou seja, que não é preciso interpretação para saber se havia ou não irregularidade.

dar segurança de que não houve erro humano na montagem das linhas que definem ou não uma condição de impedimento. 

De acordo com o relatório entregue no fim de outubro ao grupo de estudo e que é supervisionado pela IFAB, a International Board, o órgão que define as regras do futebol, ”o objetivo é desenvolver uma ferramenta de apoio semelhante à tecnologia da linha do gol, não desenhada para tomar a decisão, mas para fornecer evidências instantaneamente aos árbitro.

A ideia é fazer algo semelhante com o impedimento, ou seja, que o computador possa identificar o impedimento e avisar. Mesmo assim, ressaltou o relatório, a decisão final é do árbitro de campo, por isso que o projeto está sendo chamado de semi automatização de lances de impedimento. 

Foto: Divulgação
Fonte: UOL Esporte

O que achou?

Escrito por Natália Milreu