Memória São Paulina – Gino Orlando

Relembre a história de Gino Orlando, o segundo maior artilheiro da história Tricolor
Gino Orlando nasceu no dia 03/09/1929 em São Paulo-SP, mas a descendência italiana do atleta fez com que o jovem, até então trabalhador, iniciasse sua carreira no rival também oriundo de raízes italianas… mas por lá disputou apenas 4 jogos, sem marcar nenhum gol no único ano que jogou, iniciando sua carreira mais precisamente em 1950.
Atacante nato, Gino Orlando passou por XV de Jaú e Comercial-SP, no ano seguinte, mas foi em 1952 que o jogador conhecera o clube que mudaria completamente sua carreira, foi quando chegou ao São Paulo Futebol Clube.
Conhecido por ser aquele atacante que trombava com o zagueiro, um aproveitador do seu porte físico propício para dispensar os zagueiros à força, Gino Orlando levantou a primeira taça pelo Tricolor em 1953, quando sagrou-se Campeão Paulista, repetindo o mesmo feito em 1957.
Gino Orlando permaneceu por 10 anos no São Paulo, tendo disputado 447 partidas e marcado 232 gols com o Manto Tricolor, com um bom aproveitamento de 250 vitórias, 96 empates, 101 derrotas. O atacante é até hoje o segundo maior artilheiro da história do clube, ficando atrás apenas de Serginho Chulapa com 242 marcados.
O centroavante também vestiu a camisa da seleção brasileira em 1956 e 1957, tendo marcado o primeiro gol de bicicleta em solo português na história do futebol. Gino Orlando além da categoria para balançar as redes, é o 11º jogador com mais partidas pelo São Paulo.
Depois de deixar o Tricolor atuou por Portuguesa e Juventus até 1966 quando se aposentou. Tornou-se administrador do Estádio do Morumbi até 2003, quando aos 75 anos foi vítima de uma parada cardíaca e faleceu.