Relembre a história de Gino Orlando, o segundo maior artilheiro da história Tricolor

Gino Orlando nasceu no dia 03/09/1929 em São Paulo-SP, mas a descendência italiana do atleta fez com que o jovem, até então trabalhador, iniciasse sua carreira no rival também oriundo de raízes italianas… mas por lá disputou apenas 4 jogos, sem marcar nenhum gol no único ano que jogou, iniciando sua carreira mais precisamente em 1950.

Atacante nato, Gino Orlando passou por XV de Jaú e Comercial-SP, no ano seguinte, mas foi em 1952 que o jogador conhecera o clube que mudaria completamente sua carreira, foi quando chegou ao São Paulo Futebol Clube.

Conhecido por ser aquele atacante que trombava com o zagueiro, um aproveitador do seu porte físico propício para dispensar os zagueiros à força, Gino Orlando levantou a primeira taça pelo Tricolor em 1953, quando sagrou-se Campeão Paulista, repetindo o mesmo feito em 1957.

Gino Orlando permaneceu por 10 anos no São Paulo, tendo disputado 447 partidas e marcado 232 gols com o Manto Tricolor, com um bom aproveitamento de 250 vitórias, 96 empates, 101 derrotas. O atacante é até hoje o segundo maior artilheiro da história do clube, ficando atrás apenas de Serginho Chulapa com 242 marcados.

O centroavante também vestiu a camisa da seleção brasileira em 1956 e 1957, tendo marcado o primeiro gol de bicicleta em solo português na história do futebol. Gino Orlando além da categoria para balançar as redes, é o 11º jogador com mais partidas pelo São Paulo.

Depois de deixar o Tricolor atuou por Portuguesa e Juventus até 1966 quando se aposentou. Tornou-se administrador do Estádio do Morumbi até 2003, quando aos 75 anos foi vítima de uma parada cardíaca e faleceu.

Veja a galeria de fotos do jogador (clique para ampliar a imagem):

Leave your vote

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Forgot password?

Enter your account data and we will send you a link to reset your password.

Your password reset link appears to be invalid or expired.

Log in

Privacy Policy

Add to Collection

No Collections

Here you'll find all collections you've created before.