Raio X – Club Atlético Talleres

0

Tricolor estreia na Libertadores nesta quinta-feira (4), fora de casa contra o Talleres

Fundado em 12 de outubro de 1913, na cidade de Córdoba, capital da Provincia de mesmo nome, o Talleres busca seu segundo título continental

O primeiro adversário do São Paulo na fase de grupos da Libertadores 2024 será o Club Atlético Talleres de Córdoba. O confronto acontece nesta quinta-feira (4), na Argentina.O Tricolor não tem boas lembranças em relação à equipe, pois em 2019, enfrentaram-se pela fase prévia da Libertadores e o São Paulo foi eliminado ao perder fora de casa por 2×0 e ficar no empate em 1×1 no MorumBIS. Na época, o treinador da equipe argentina era Juan Pablo Vojvoda, atual técnico do Fortaleza.

Breve história:

Fundado no dia 12 de outubro de 1913, o Talleres tem sua sede no Barrio Jardín, na cidade de Córdoba, Argentina. Sua principal atividade é o futebol, porém, os cordobeses também praticam de modo oficial: hockey, vôlei, handball, patins artístico, karatê, futsal e basquete.Com origens relacionadas aos ingleses que trabalhavam em “talleres”oficinas de trens, seu fundador Tomás Lawson decidiu tomar para si, as cores azul e branco, de seu ex-clube, o Blackburn Rovers. O primeiro nome do time de Córdoba foi Atlético Talleres Central Córdoba, e desde 1917 usa o atual nome: Club Atlético Talleres.Após ficar 12 anos sem disputar a elite do futebol argentino, o Talleres conseguiu sua promoção em 2016 e até hoje se mantém na primeira divisão.O Club Atlético Talleres tem uma história muito vasta desde sua fundação em 1913. Mas seus melhores períodos foram na década de 1970, quando teve boas participações em torneios nacionais, sendo vice-campeão em 1977, ano em que aplicou uma das suas maiores goleadas da história: 6-0 a Huracán Corrientes.E também, no fim dos anos 90 e começo dos anos 2000, quando teve importantes participações em torneios continentais, sendo campeão da Copa Conmebol em 1999 e ficando entre os melhores da Copa Mercosul de 2001, o que o fez participar da Libertadores do ano seguinte, sendo o primeiro clube cordobés a jogar um campeonato internacional.Um dos melhores presidentes da sua história foi don Amadeo Nuccetelli, com que tem um recorde reconhecido até hoje. Sob seu mandato, Amadeo conseguiu montar um time que ficou 66 jogos oficiais sem ser derrotado entre 13 de junho de 1974 a 22 de setembro de 1976. Destes 66 jogos, foram 53 vitórias e 13 empates.Depois da incrível marca de Amadeo, Talleres esteve sob a presidência de Andrés Fassi, que montou um time que ficou 38 partidas sem saber o que era perder e, competições da AFA. Sendo a melhor marca de um time de Córdoba e o terceiro do país, ficando apenas atrás de Midland e Boca Juniors.Com isso, “La T” se consagrou o primeiro time a ser campeão invicto da Primera B Nacional (segunda divisão argentino).Em 2009, chegou a época mais sofrida do Talleres, quando caiu para a terceira divisão do campeonato argentino, onde ficou por quatro dificilíssimos anos.No ano de 2016, o Talleres retornou a Primeira B Nacional (segunda divisão) e se reforçou para voltar à elite e conseguiu! Em um jogo muito complicado, o Talleres venceu o All Boys por 2 a 1 com um gol de Guiñazu aos 50 minutos do segundo tempo. O tento deu o título aos cordobeses e o retorno à primeira divisão depois de 12 anos.

Velho conhecido

O Tricolor também encontrará um velho conhecido nesta partida que é o atacante Nahuel Bustos, que passou sem grande destaque pelo time do MorumBIS em 2022 e retornou ao Talleres, clube que o formou.Juntamente com ele, Federico Girotti deve receber atenção, pois o atacante de 1,90m marcou cinco gols em dez jogos disputados e é um dos destaques da equipe.Após a eliminação nas quartas de final do Campeonato Paulista, o jogo contra o Talleres será o primeiro do São Paulo após alguns dias de treino e preparação para o restante da temporada.

Apelidos

La “T” Albiazul Matador Tallarín

Histórico do confronto

Copa Mercosul28/07/2001 – Talleres 0 x 0 São Paulo 26/09/2001 – São Paulo 0 x 0 TalleresPré-Libertadores06/02/2019 – Talleres 2 x 0 São Paulo 13/02/2019 – São Paulo 0 x 0 Talleres

Máximo goleador da história:

  • Máximo goleador da história do clube: Miguel Antonio Romero (163 goles)
  • Máximo goleador em campeonatos oficiais da AFA: Mario Bevilacqua (75 goles)
  • Máximo goleador em torneios internacionais: Pablo Alberto Cuba (5 goles)

Estádio:

O estádio do Club Atlético Talleres é o Boutique de Barrio Jardín, localizado no Jadrín Ezpinoza em Códoba e tem capacidade para receber 18 mil torcedores. Como sua capacidade não é uma das melhores, os Tallarines utilizam o estádio estadual Mario Alberto Kempes, que por sua vez tem capacidade para 57.000 espectadores.
Dados curiosos:
  • Em 2009, Belgrano e Talleres empataram em 0 a 0 no clásico número 100 jugado en La Boutique.
  • No Mario Kempes, o Talleres fez um jogo em comemoração ao seu 99.º aniversario contra o Nacional do Uruguai e ocupou todos os lugares disponíveis.

Torcida:

A torcida do Talleres tem se destacado em diversas oportunidades como a maior de Córdoba e a maior do interior da Argentina. Sua torcida organizada é conhecida como “La Fiel”.O maior número de torcedores que estiveram em um jogo do Talleres foi de 62.000 pessoas contra o San Jorge em 2013.

Clássico:

Seu maior rival é Belgrano. O clássico cordobes já foi disputado 253 vezes de maneira oficial. O Talleres ganhou 96,o Belgrano 76 e houveram 81 empates. Se contar os amistosos, “La T” ganhou 132, seu rival 133 e empataram outras 131 vezes.
CURIOSIDADE: Vale lembrar que desde 2017, o Talleres aparece nos jogos FIFA e PES.
FOTOS: DivulgaçãoNão perca nada sobre nosso São Paulo FC! Siga o SPFC Notícias em nossas redes sociais: Instagram Twitter Facebook | Threads | Whatsapp

Leave your vote

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Forgot password?

Enter your account data and we will send you a link to reset your password.

Your password reset link appears to be invalid or expired.

Log in

Privacy Policy

Add to Collection

No Collections

Here you'll find all collections you've created before.