Título do “Expressinho” do São Paulo com Ceni e Muricy completa 20 anos

0

Há exatos 20 anos, o São Paulo perdeu por 3 a 0 para o Peñarol, em Montevidéu, mas festejou muito no fim do jogo. Como havia vencido no Morumbi por 6 a 1, atuou com tranquilidade no estádio Centenário e conquistou o título da Copa Conmebol. Um feito para uma equipe chamada de Expressinho, em que até o técnico era reserva. Muricy Ramalho, que havia chegado meses atrás para auxiliar Telê Santana, comandou uma maioria de jovens. Entre eles, o goleiro Rogério Ceni, hoje recordista de jogos com a camisa tricolor.

A campanha foi surpreendente. Eram 16 participantes e o São Paulo começou eliminando o Grêmio nos pênaltis, depois de dois empates sem gols. Na fase seguinte, um dos episódios mais curiosos do torneio. Nas quartas de final, a equipe enfrentou o Sporting Cristal, no Morumbi, no mesmo dia em que jogou contra o Grêmio pelo Campeonato Brasileiro. O meia Juninho Paulista, contratado naquele ano após boas atuações contra o Ituano, disputou as duas partidas.

No Peru, o São Paulo segurou o empate por 0 a 0 e avançou para o duelo mais emblemático, na semifinal, contra o rival Corinthians. Repleto de jogadores experientes, como Casagrande, Branco, Tupãzinho, Viola e o goleiro Ronaldo, o time sucumbiu diante dos meninos são-paulinos: Juninho, Caio Ribeiro, Denílson e o goleiro Rogério, que brilhou na disputa por pênaltis após a vitória do Expressinho por 4 a 3 no Pacaembu, e o triunfo corintiano por 3 a 2 no Morumbi.

Na final, um massacre. O São Paulo atropelou o Peñarol e ficou tranquilo para atuar fora de casa. A conquista marcou o início das carreiras de Rogério e Muricy Ramalho. Juntos, eles ainda conquistariam três títulos brasileiros, 2006, 2007e 2008. Hoje, ainda no clube, são os principais ídolos dos torcedores.

– Foi importante porque foi meu primeiro título. Nosso time era formado por moleques. O principal estava envolvido em outras competições e, então, me deram meninos da base. Foi muito marcante, porque ninguém esperava – relembrou Muricy ao site oficial do Tricolor.

CAMPANHA

Oitavas de final
Grêmio 0x0 São Paulo e São Paulo 0x0 Grêmio (6×5 para o São Paulo nos pênaltis)

Quartas de final
São Paulo 3×1 Sporting Cristal (PER) e Sporting Cristal 0x0 São Paulo

Semifinal
Corinthians 3×4 São Paulo e São Paulo 2×3 Corinthians (5×4 para o São Paulo nos pênaltis)

Final
São Paulo 6×1 Peñarol (URU) e Peñarol 3×0 São Paulo

Leave your vote

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Forgot password?

Enter your account data and we will send you a link to reset your password.

Your password reset link appears to be invalid or expired.

Log in

Privacy Policy

Add to Collection

No Collections

Here you'll find all collections you've created before.