03/02/2023

Há nove anos, o mundo se pintou de vermelho, branco e preto pela terceira vez

(Inclui vídeo) No dia 18 de dezembro de 2005 o São Paulo venceu o Liverpool por 1×0 e foi tri-campeão mundial

Há exatos nove anos , no dia 18 de dezembro de 2005, no Estádio Internacional de Yokohama, com atuação impecável do goleiro Rogério Ceni e gol memorável de Mineiro, o Tricolor conquistava o mundo pela terceira vez, após derrotar o Liverpool-ING por 1 a 0. A conquista, na ocasião, coroou a excelente temporada da equipe, que naquele ano já havia conquistado a Libertadores da América e o Campeonato Paulista.

Aos 26 minutos do primeiro tempo, o volante, que não tinha o hábito de balançar as redes adversárias, surpreendeu a defesa inglesa após lindo passe de Aloísio e, com categoria, tocou na saída do goleiro Reina. Festa da torcida brasileira, que compareceu em grande número e festejou o tricampeonato conquistado, assim como em 1992 e 1993.

Aquela geração, comandada pelo ídolo Rogério Ceni, iniciou a caminhada diante do Al-Ittihad, da Arábia Saudita. Como em toda estreia, o Tricolor passou por algumas dificuldades, mas as superou com jogadores experientes em seu elenco, como o próprio capitão são-paulino, Lugano, Júnior, Amoroso, Cicinho…

Ditando o ritmo do jogo e pressionando, os brasileiros abriram o placar aos 16 minutos do primeiro tempo com Amoroso, que repetiria a dose aos 47, após Noor empatar o jogo aos 33. Já na etapa final, o M1TO, de pênalti, ampliou o marcador e se tornou o primeiro goleiro a balançar as redes no Mundial de Clubes da FIFA. Os árabes até descontaram, mas o Tricolor se classificou para a grande final.

Na decisão com os ingleses, a superação de todo o time foi fundamental para bater os europeus. No lance do gol solitário da partida, o zagueiro Fabão lançou a bola para o ataque. Aloísio, que fazia ali apenas seu segundo jogo com a camisa do São Paulo, dominou e viu Mineiro em disparada. Não teve dúvidas. Tocou para o camisa 7, que invadiu a área e teve a calma de um centroavante para finalizar com precisão.

Festa são-paulina no Japão, no Brasil, no mundo inteiro… Naquele momento, o São Paulo voltava ao topo do mundo e coroava uma temporada brilhante, com os títulos do Paulista, Libertadores e Mundial. Neste dia 18 de dezembro, recordar é viver para os torcedores do Tricolor, os únicos brasileiros tricampeões mundiais.

VEJA COMO FOI A VITÓRIA DO TRICOLOR!!!!

FICHA TÉCNICA:
LIVERPOOL Football Club 0 X 1 SÃO PAULO Futebol Clube

18.12.2005 – Yokohama (Japão)
Estádio Internacional de Yokohama

LFC: Reina; Finnan, Carragher, Hyppia e Warnock (Riise); Sissoko (Sinama Pongolle), Gerrard, Xabi Alonso e Luis Garcia; Kewell e Morientes (Peter Crouch). Técnico: Rafa Benítez.

SPFC: Rogério Ceni; Fabão, Lugano e Edcarlos; Cicinho, Mineiro, Josué, Danilo e Junior; Amoroso e Aloísio (Grafite). Técnico: Paulo Autuori.

Gol: Mineiro, 26′ PT
Árbitro: Benito Armando Archundía Tellez (México)
Assistente 1: Arturo Velasquez (México)
Assistente 2: Hector Vergana (Canadá)
Público: 66.821 pagantes

Leave your vote

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Log In

Forgot password?

Forgot password?

Enter your account data and we will send you a link to reset your password.

Your password reset link appears to be invalid or expired.

Log in

Privacy Policy

Add to Collection

No Collections

Here you'll find all collections you've created before.