Times com mais tempo na fila

Desde 1971, quando o Brasileiro foi formalizado como competição nacional, disputa acirrada faz vários clubes ficarem anos sem título

Em razão da pandemia do novo coronavírus, o Brasileirão ainda não começou, mas você sabe quais são os clubes com maior tempo de “jejum” no torneio? 

Veja abaixo, os clubes que estão há mais de 10 anos sem levantar a taça do Brasileirão. Tem time que não ganha desde 1971.

12 anos – São Paulo – Após conquistar o tri, em 2006-07-08, o São Paulo nunca mais conquistou um Brasileiro. 8 anos – Fluminense – O Tricolor carioca não vence um Brasileiro desde 2012.

16 anos – Santos – Abrindo os torneios em pontos corridos, o Santos não vence o Brasileirão desde 2004, com Robinho como grande estrela. O Peixe foi o último campeão do Brasileiro em pontos corridos, em 2002, quando Robinho teve Diego ao seu lado.

19 anos – Athletico – O Furacão não vence o Brasileiro desde 2001. Naquela temporada, a equipe comandada por Kléberson e Alex Mineiro derrotou o São Caetano na grande final da competição nacional.

24 anos – Grêmio – O Tricolor Gaúcho conquistou a competição nacional pela última vez em 1996, quando venceu a Portuguesa na final do torneio, com gol salvador da Aílton. 20 anos – Vasco – A conquista do Brasileiro de 2000 (João Havelange) foi a última do Vasco no nacional.

25 anos – Botafogo – Em decisão emocionante, o Botafogo conquistou o Brasileirão pela última vez em 1995, ao derrotar o Santos na final, em pleno Pacaembu.

32 anos – Bahia – O Tricolor de Aço venceu o Brasileiro de 1988, ao derrotar o Internacional na grande final.

33 anos – Sport – O Leão da Ilha não vence o torneio nacional desde 1987, em regulamento confuso que perdurou na Justiça até 2018, quando o Sport venceu em última instância e derrotou o Flamengo nos tribunais. O Sport foi campeão do torneio organizado pela CBF, enquanto o Rubro-Negro venceu o torneio liderado pelo Clube dos 13, que vinham na bronca com a entidade.

35 anos – Coritiba – Desde 1985 o Coxa Branca não sabe o que é vencer o Brasileirão. Naquela ocasião, o clube paranaense venceu o Bangu na grande decisão nas penalidades máximas.

41 anos – Internacional – O Colorado não vence o Brasileirão desde 1979. O clube é o único a vencer o torneio de forma invicta. Disputou 23 partidas e não foi derrotado em nenhuma. Foram no total 16 vitórias e 7 empates, somando 40 gols, na equipe que tinha Falcão, Mario Sérgio e companhia.

42 anos – Guarani – Primeiro clube do interior a conquistar o Brasileirão, o Bugre vive um longo jejum sem levantar o caneco. A única conquista foi em 1978, com um time que tinha o artilheiro Careca.

49 anos – Atlético-MG – O Galo conquistou o Campeonato Brasileiro na primeira edição da competição com esse nome, em 1971. Foram 27 jogos, com 12 vitórias, dez empates e cinco derrotas, na campanha vitoriosa.

FOTO: Rubens Chiri – Rubens Chiri / saopaulofc.net