O Por Onde Anda dessa semana é com ele, Oswaldo Giroldo Junior (Juninho Paulista)

Nascido em 22 de fevereiro de 1973, Juninho começou no futebol de salão pelo Juventus da Moóca, de lá foi para o Ituano onde ficou até 93, sendo transferido para o São Paulo a pedido do Mestre Telê Santana. Juntando velocidade e habilidade,foi um tormento na zaga adversária.

Ainda m 93 foi destaque na decisão da Super Copa da Libertadores em uma final emocionante contra o Flamengo. Esteve presente na conquista do Mundial Interclubes no final daquela gloriosa temporada do São Paulo e firmou-se como um dos principais jogadores de criação do time paulista.
No ano seguinte, o São Paulo se tornaria o primeiro clube na história a disputar dois torneios oficiais no mesmo dia, e Juninho foi o único jogador a participar de ambas as partidas, marcando um gol contra o Sporting Cristal no primeiro jogo, que valeu pela Copa Conmebol.

Nessa partida, atuou por 32 minutos, e depois atuou mais vinte contra o Grêmio, pelo Campeonato Brasileiro.Com ótimas atuações pelo São Paulo em 95 foi convocado para a seleção e em um jogo amistoso contra a Inglaterra no histórico estádio de Wembley onde se destacou e marcou m gol , foi alvo de interesse dos ingleses, mas precisamente do modesto time Middlesbrough. Se transferiu ainda naquele ano para Inglaterra.
Depois de sua passagem pela Inglaterra, Juninho passou pelo Atlético de Madrid, voltou para o Brasil para atuar pelo Vasco da Gama, foi no Vasco que surgiu o apelido de “Juninho Paulista”, pois no Vasco havia outro Juninho que logo se tornou “Juninho Pernambucano”.

Do Vasco foi para o Flamengo, mesmo não tendo uma boa atuação pelo Flamengo, Juninho foi convocado para a copa do mundo de 2002. Ao término da copa Juninho voltou a atuar pelo Middlesbrough, após dois anos depois de está sofrendo com lesões consecutivas foi parar no Celtic da Escócia, teve uma passagem com pouco brilho e voltou ao Brasil para defender o SEP em meados de 2005. Ficou no SEP até o término da temporada de 2006, no início de 2007 voltou para o Flamengo,alguns meses depois teve seu contrato reincidido por causa de desentendido com o então técnico da época Ney Franco.

Após alguns meses longe dos gramados, Juninho foi anunciado pelo Sydney, mas após oito meses não teve seu contrato renovado. Após dois anos afastado do futebol, Juninho volta a atuar, mas agora administrativamente o Ituano, clube que o revelou. Em 2010 Juninho decide voltar a jogar futebol pelo Ituano no campeonato Paulista, no dia 7 de Abril de 2010 Juninho confirma que será seu último dia como jogador, que jogará apenas esse jogo válido pela última rodada do Paulistão contra a Portuguesa, jogo pelo qual o Ituano brigará para não cair para a segunda divisão.

Um empate já bastava para o time do interior paulista, mas o primeiro tempo acaba com o placar de 2×0 para a Lusa, na volta do intervalo o Ituano volta diferente e por incrível que pareça consegue uma virada heróica e vence o jogo por 3×2 e Juninho marca o dele.
Hoje já aposentado e bem financeiramente, Juninho vive em uma bela casa na grande São Paulo, tem alguns comércios, dentre eles uma conceituada Pizzaria no bairro da Moóca, mas você pensa que ele abandonou de vez o futebol? Não, muito pelo contrário, hoje Juninho na da mais é do que o Presidente do Ituano.

Títulos na Carreira:
São Paulo
Taça Libertadores: 1993
 Supercopa Libertadores: 1993
 Copa IntercontinentaI: 1993
 Recopa Sul-Americana: 1994
 Copa Comembol: 1994
 Copa dos Clubes Brasileiros Campeões Mundiais: 1995
Vasco da Gama
Campeonato Brasileiro: 2000
Copa Mercosul: 2000
Middlesbrough
Copa da Liga Inglesa: 2004
Atlético de Madrid
Troféu Villa de Madrid: 1997
Troféu Ramón de Carranza: 1997
Céltic
Copa da Escócia: 2005
Flamengo
Troféu Capitão Castro: 2005
Campeonato Carioca: 2007
Taça Guanabara: 2007
Seleção Brasileira
Copa do Mundo: 2002
Olimpíadas : 1996 (Bronze)
Copa das Confederações: 1997
Copa Umbro: 1995

Leave your vote

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Forgot password?

Enter your account data and we will send you a link to reset your password.

Your password reset link appears to be invalid or expired.

Log in

Privacy Policy

Add to Collection

No Collections

Here you'll find all collections you've created before.