NOSTALGIA TRICOLOR – Final do Campeonato Paulista de 1992

0

No dia 20 de dezembro de 1992, o São Paulo vencia o duelo contra o S.E.P e sagrava-se campeão Paulista pela 18° vez em sua história

Há quase 24 anos, o São Paulo vencia o duelo frente aos Porcos e sagrava-se campeão paulista de 1992. O duelo foi definido em dois jogos, no primeiro o tricolor foi soberano e com três gols de Raí venceu o rival por 4 a 2. Já no segundo confronto o tricolor voltou a vencer, 2 a 1 e garantiu o titulo paulista, no Morumbi.

A decisão do campeonato Paulista também foi marcada por uma polêmica. Isto porque a decisão tanto  do campeonato Paulista quanto a do Mundial de clubes estavam originalmente marcadas para o dia 13 de dezembro.

Porém o São Paulo e a Federação Paulista de Futebol entraram em acordo e mudaram a data para o dia 20. Com tudo resolvido, o tricolor conseguiu ser campeão das duas competições.

+ NOSTALGIA TRICOLOR: Final do Mundial Interclubes de 1992

PRÉ-JOGO

Após vencer o primeiro jogo por 4 a 2, com show de Raí e Cafú, o São Paulo tinha uma grande vantagem, entretanto não havia nada decidido. Antes do segundo jogo o São Paulo tinha outra decisão, o Mundial de Clubes. Acabado o primeiro jogo da final estadual, os jogadores do São Paulo mal tiveram tempo de comemorar, pois poucas horas depois já estavam no saguão de embarque do aeroporto de Cumbica para embarcar para o Japão.

– Foi ótimo vencer o S.E.P – comemorou Müller, já no aeroporto. – Provamos a eles que futebol também se resolve nos detalhes. Vamos todos viajar felizes e contentes – concluiu o atacante.

Na volta do Japão, mais de cinco mil torcedores foram recepcionar o time no aeroporto, e o clima de festa, aliado ao fato de que o time precisava de apenas um empate para sagrar-se campeão paulista, não se falava em poupar titulares no segundo duelo contra os porcos.

– Todos são profissionais e vivem de suas conquistas – avisou Telê. Já Raí falava em um “pacto” durante a viagem.

+ NOSTALGIA TRICOLOR – Mundial 2005

O JOGO

Na decisão, a maioria dos quase 111 mil pagantes presentes no Morumbi era de são paulinos. Esperava-se um São Paulo cauteloso, mas Telê armou o time para buscar o ataque desde o início. Não demorou para a estratégia ser recompensada, com Müller abrindo o placar na metade do primeiro tempo, depois de uma desatenção de Mazinho quando o jogo ainda estava equilibrado.

No segundo tempo, Cerezo aproveitou-se de falha do goleiro César e ampliou depois de cobrança de escanteio. O gol de honra dos peppas, foi marcado por Zinho,  quase no fim do tempo regulamentar, quando a torcida são-paulina já cantava o hino do clube.

Com o fim do jogo a torcida do São Paulo cantou uma música satírica para os adversários: “Chora porco imundo, o tricolor é campeão do mundo”.

– O título ficou bem num time que ao longo de todo o campeonato provou sua superioridade sobre os demais clubes participantes – comemorou Telê.

-Achei graça quando ouvi um comentarista desses dizer que o São Paulo já tinha chegado ao auge em Tóquio e agora poderia refugar na final do Campeonato Paulista. Uma coisa dessas só sai da cabeça de alguém que não conhece nem eu e nem o que é o clube São Paulo – disse Raí, em clima de despedida. 

No lado dos porcos, havia a esperança de dias melhores a partir de 1993. “Vamos falar a verdade, o São Paulo está bem melhor”, disse Zinho. “A gente tem muita coisa pela frente. Nosso time tem só três meses; eles estão juntos há dois anos.”

Os três títulos importantes conquistados em 1992, somados aos três títulos de torneios amistosos, fizeram com que o São Paulo fosse o destaque esportivo do ano e, de acordo com o jornal O Estado de S. Paulo, um “exemplo de competência para o esporte”. Já a revista Placar decretou: “O São Paulo hoje está muito à frente dos adversários”.

MELHORES MOMENTOS

FICHA TÉCNICA

São Paulo Futebol Clube: Zetti; Vítor (Válber), Adílson, Ronaldão e Ronaldo Luís; Pintado, Toninho Cerezo (Dinho), Cafú e Raí; Palhinha e Müller. Técnico: Telê Santana.

Gols: Müller, 24’/1; Toninho Cerezo , 15’/2.

SEP: César; Mazinho, Toninho, Edinho Baiano e Dida; César Sampaio, Daniel (Maurilio) e Cuca (Carlinhos); Jean Carlo, Evair e Zinho. Técnico: Otacílio Gonçalves.

Gol: Zinho, 45’/2.

Data: 20/12/1992

Árbitro: José Aparecido de Oliveira

Renda: CR$ 5.228.880.000,00

Público: 110.887 pagantes

JOGO COMPLETO;

 

Leave your vote

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Forgot password?

Enter your account data and we will send you a link to reset your password.

Your password reset link appears to be invalid or expired.

Log in

Privacy Policy

Add to Collection

No Collections

Here you'll find all collections you've created before.