Técnico bicampeão paulista pelo Tricolor faleceu nesta quinta-feira (28) em Campinas; Cilinho estava se recuperando de um quadro de AVC, sofrido em abril de 2018

Sob o comando de Cilinho, em meados dos anos 80, o Tricolor montou um ótimo time de futebol, ousado, alegre e ofensivo, atletas experientes se mesclavam com muitos jovens valores: logo ganharam ao famoso apelido de “Menudos do Morumbi”.

Cilinho foi o principal responsável pela reformulação do elenco são-paulino. Jogadores experientes como Waldir Peres, Serginho Chulapa, Zé Sérgio, Humberto, Almir, Paulo César Capeta, Getúlio e Heriberto deixaram o clube, e substituição não foi por “medalhões”, mas sim por jogadores mais jovens. Silas, Muller, Sidney, Márcio Araújo e Nelsinho ganharam oportunidades ou se firmaram como titulares. 
Além de dar chances a jogadores criados dentro do próprio clube, Cilinho era um bom observador. Vários jogadores indicados pelo treinador também fizeram sucesso no Tricolor, entre eles o volante Bernardo (ex-Marília), o lateral-direito Zé Teodoro (ex-Goiás) e o ponta-direita Mário Tilico (ex-Náutico).

Cilinho chegou ao Morumbi em 1984, após uma passagem pelo XV de Jaú e pelo Santos. Foi campeão paulista de 1985 e 1987, e deixou formada a base dos times que venceram o Brasileirão de 1986, com Pepe, e o Paulistão de 1989, com Carlos Alberto Silva.

Ao todo, pelo Tricolor foram 249 partidas como treinador – é o quinto técnico com mais jogos no clube -, obtendo 111 vitórias, 87 empates e 51 derrotas. Os times de Cilinho marcaram 375 gols e sofreram 232. No Morumbi, foram 110 partidas, o que o torna o quarto treinador que mais vezes organizou o time do banco de reservas do “Cícero Pompeu de Toledo”.  

Em 1986, renunciou ao cargo, abrindo espaço para Pepe levar o Tricolor à conquista do Bicampeonato Brasileiro. Regressou ao Tricolor, nos anos 2000, para gerenciar as categorias de base são-paulinas quando estas eram sediadas no CT Sportville, em Barueri. Encerrou a carreira de treinador como comandante do Rio Branco, de Americana, em 2012.

Ainda não foram divulgadas informações referentes ao velório e ao enterro do ex-treinador são-paulino. 

FOTO: Divulgação

Leave your vote

Forgot password?

Enter your account data and we will send you a link to reset your password.

Your password reset link appears to be invalid or expired.

Log in

Privacy Policy

Add to Collection

No Collections

Here you'll find all collections you've created before.