História em Três Cores – Diego Lugano
Ídolo da torcida tricolor, Diego Lugano já viveu muita história no futebol
Nascido em Canelones no Uruguai, no dia 2 de novembro de 1980, Diego Alfredo Lugano Moreno, filho de Alfredo Lugano e Diana Moreno, começou a jogar futebol pelo Club Atlético Libertad, time de sua cidade natal.
Em dezembro de 1998, jogou sua primeira partida oficial e foi campeão da Liga sub-18. No ano seguinte transferiu-se para o Nacional e em 2002 foi emprestado ao Plaza Colonia por duas temporadas até ir para O mais Querido.
No São Paulo:
Foi contratado em 2003 pelo São Paulo e sua estreia aconteceu no dia 11 de Maio, no jogo contra o Atlético-MG que terminou empatado em 1 a 1.
O uruguaio chegou de uma maneira conturbada, já que o então presidente Marcelo Portugal Gouvêa foi quem bancou sua contratação sem a aprovação do técnico Oswaldo de Oliveira, por isso, ele era chamado de “a contratação do presidente” e ficou meses sem ser relacionado para sequer uma partida.
Ainda em 2003 ,com a saída de Oswaldo, passou a ser relacionado e a jogar. Com seu estilo de muita garra e vontade, conquistou a vaga entre os 11 e o carinho da torcida. Conquistou o Campeonato Paulista, a Libertadores e o Mundial de Clubes em 2005 como titular.
Uma de suas características mais marcantes é a de raramente trocar de camisa com o adversário ao final do jogo, alegando não se sentir confortável com tal ato, em respeito ao torcedor, para quem a camisa do time é sagrada.
Trocou a camisa em poucas vezes e as camisas mais especiais são as camisas da seleção uruguaia e uma camisa da seleção brasileira com o número 13 às costas, dada por Zagallo.
O atleta foi eleito por sua força e raça o melhor zagueiro do Campeonato Brasileiro de 2005.
Depois do São Paulo:
No segundo semestre de 2006, depois da final da Libertadores, transferiu-se para o Fenerbahçe da Turquia.
Foi recebido por cerca de vinte torcedores, a maioria brasileiros, no Aeroporto Internacional de Guarulhos, quando veio jogar pelo Uruguai contra o Brasil, nas eliminatórias da Copa do Mundo de 2010, em 2007.
Em 2009 renovou por mais quatro anos, porém saiu em 2011 quando foi negociado com o PSG.
Chegou ao Paris Saint-Germain no dia 27 de agosto, por aproximadamente 3 milhões de euros.
Em Janeiro de 2013, fora dos planos de Ancelotti (técnico), Lugano foi emprestado ao Málaga da Espanha até o final da temporada 2012-13.
Mais Histórias Em Três Cores:
+ HETC – Cicinho
+ HETC – França
Na segunda metade de 2013 acertou com o West Bromwich Albion por duas temporadas. No dia 16 de maio de 2014, pediu dispensa do clube após uma temporada abaixo das expectativas.
Após um ano sem clube, assinou com o Hacken visando à disputa da Copa América de 2015.
Retornou a América do Sul aonde assinou com o Cerro Porteño do Paraguai. Teve um grande rendimento marcando 5 gols em 16 partidas e conquistou o vice campeonato nacional quando perdeu o título para o Olímpia.
Retorno ao São Paulo:
Lugano esteve no Brasil para a partida de despedida do ídolo Rogério Ceni e foi ovacionado pela torcida. Depois de muitos pedidos dos torcedores, a diretoria começou a investir no retorno de Lugano.
O jogador chegou a declarar: “Estou fazendo uso da cláusula de rescisão, mas só utilizo por ser o São Paulo, meu clube.
Antes, chegaram propostas muito melhores da Ásia, da China, do Catar, mas não levei em conta porque estava muito bem no Paraguai. Mas o São Paulo faz parte da minha história e decidi.”
Após vários dias de negociação com a equipe do Cerro Porteño para que ocorresse a liberação sem pagamento de multa, no dia 11 de janeiro foi anunciado seu retorno ao Tricolor Paulista, assinando contrato até junho de 2017.
Faz recondicionamento por algumas semanas e reestreou pelo São Paulo na partida contra o Rio Claro no Campeonato Paulista.
Até hoje faz parte do elenco tricolor auxiliando principalmente nos ensinamentos aos zagueiros mais jovens com sua experiência e vontade.
Em jogo contra o Juventude, Diego Lugano ficou após o término do jogo, no banco de reservas conversando com o argentino Buffarini, recém contratado pelo tricolor.
Lugano hoje é superintendente de relações internacionais.
FOTOS: Uol, Globo, saopaulofc.net