Ídolo da torcida tricolor, Diego Lugano já viveu muita história no futebol

Nascido em Canelones no Uruguai, no dia 2 de novembro de 1980, Diego Alfredo Lugano Moreno, filho de Alfredo Lugano e Diana Moreno, começou a jogar futebol pelo Club Atlético Libertad, time de sua cidade natal.

Em dezembro de 1998, jogou sua primeira partida oficial e foi campeão da Liga sub-18. No ano seguinte transferiu-se para o Nacional e em 2002 foi emprestado ao Plaza Colonia por duas temporadas até ir para O mais Querido.

No São Paulo:

Foi contratado em 2003 pelo São Paulo e sua estreia aconteceu no dia 11 de Maio, no jogo contra o Atlético-MG que terminou empatado em 1 a 1.

O uruguaio chegou de uma maneira conturbada, já que o então presidente Marcelo Portugal Gouvêa foi quem bancou sua contratação sem a aprovação do técnico Oswaldo de Oliveira, por isso, ele era chamado de “a contratação do presidente” e ficou meses sem ser relacionado para sequer uma partida.

lugano_saopaulo_afp

Ainda em 2003 ,com a saída de Oswaldo, passou a ser relacionado e a jogar. Com seu estilo de muita garra e vontade, conquistou a vaga entre os 11 e o carinho da torcida. Conquistou o Campeonato Paulista,  a Libertadores e o Mundial de Clubes em 2005 como titular.

LUgano

98d9a5cb-5584-393a-ae86-ecfd64b9a0c1info_1351446302

Uma de suas características mais marcantes é a de raramente trocar de camisa com o adversário ao final do jogo, alegando não se sentir confortável com tal ato, em respeito ao torcedor, para quem a camisa do time é sagrada.

Trocou a camisa em poucas vezes e as camisas mais especiais são as camisas da seleção uruguaia e uma camisa da seleção brasileira com o número 13 às costas, dada por Zagallo.

O atleta foi eleito por sua força e raça o melhor zagueiro do Campeonato Brasileiro de 2005.

Depois do São Paulo:

05No segundo semestre de 2006, depois da final da Libertadores, transferiu-se para o Fenerbahçe da Turquia.

Foi recebido por cerca de vinte torcedores, a maioria brasileiros, no Aeroporto Internacional de Guarulhos, quando veio jogar pelo Uruguai contra o Brasil, nas eliminatórias da Copa do Mundo de 2010, em 2007.

Em 2009 renovou por mais quatro anos, porém saiu em 2011 quando foi negociado com o PSG.

a4776

Chegou ao Paris Saint-Germain no dia 27 de agosto, por aproximadamente 3 milhões de euros.

Em Janeiro de 2013, fora dos planos de Ancelotti (técnico), Lugano foi emprestado ao Málaga da Espanha até o final da temporada 2012-13.

Mais Histórias Em Três Cores:

+ HETC – Cicinho
+ HETC – França

Na segunda metade de 2013 acertou com o West Bromwich Albion por duas temporadas. No dia 16 de maio de 2014, pediu dispensa do clube após uma temporada abaixo das expectativas.

Após um ano sem clube, assinou com o Hacken visando à disputa da Copa América de 2015.

Retornou a América do Sul aonde assinou com o Cerro Porteño do Paraguai. Teve um grande rendimento marcando 5 gols em 16 partidas e conquistou o vice campeonato nacional quando perdeu o título para o Olímpia.
el-defensor-uruguayo-diego-lugano-tuvo-su-debut-sonado-ayer-en-filas-de-cerro-porteno-aqui-festeja-su-gol-que-inauguro-la-goleada-de-4-0-_927_573_1263615
Retorno ao São Paulo:

lugano-voltaLugano esteve no Brasil para a partida de despedida do ídolo Rogério Ceni e foi ovacionado pela torcida. Depois de muitos pedidos dos torcedores, a diretoria começou a investir no retorno de Lugano.

O jogador chegou a declarar: “Estou fazendo uso da cláusula de rescisão, mas só utilizo por ser o São Paulo, meu clube.

Antes, chegaram propostas muito melhores da Ásia, da China, do Catar, mas não levei em conta porque estava muito bem no Paraguai. Mas o São Paulo faz parte da minha história e decidi.”

LUGANO

Após vários dias de negociação com a equipe do Cerro Porteño para que ocorresse a liberação sem pagamento de multa, no dia 11 de janeiro foi anunciado seu retorno ao Tricolor Paulista, assinando contrato até junho de 2017.

LUGANO6LUGANO2

LUGANO1

 

 

 

 

Faz recondicionamento por algumas semanas e reestreou pelo São Paulo na partida contra o Rio Claro no Campeonato Paulista.

Até hoje faz parte do elenco tricolor auxiliando principalmente nos ensinamentos aos zagueiros mais jovens com sua experiência e vontade.

Em jogo contra o Juventude, Diego Lugano ficou após o término do jogo, no banco de reservas conversando com o argentino Buffarini, recém contratado pelo tricolor.lugano-e-buffarini

Lugano hoje é superintendente de relações internacionais.

FOTOS: Uol, Globo, saopaulofc.net

Leave your vote

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Forgot password?

Enter your account data and we will send you a link to reset your password.

Your password reset link appears to be invalid or expired.

Log in

Privacy Policy

Add to Collection

No Collections

Here you'll find all collections you've created before.