17 mudanças nas regras do futebol ao longo do tempo

VAR, a polêmica interminável. (Foto: Divulgação)

Ao longo do tempo, muitas regras do futebol foram inseridas e modificadas; a International Football Association Board (IFAB) é o órgão que regulamenta as regras do futebol

A IFAB tem como integrantes as quatro primeiras federações de futebol criadas: as da Inglaterra, Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte, além da Fifa, que só foi fundada em 1904.


Confira as principais mudanças ao longo do tempo:

A regra do impedimento

1866 – A regra do impedimento foi criada neste ano, quando os passes para frente foram legalizados, mas desde que três adversários estivessem entre quem fosse receber a bola e o gol. Houve ainda outra novidade: pegar a bola com as mãos no ar passou a ser proibido.

O surgimento do goleiro

1871 – Apenas um jogador de cada time passa a poder tocar a bola com as mãos: o goleiro, que não existia até então. No ano seguinte, uma mudança: goleiros só podem tocar na bola em seu campo. Há, ainda, o surgimento dos escanteios.

Árbitros em ação

1874 – Os árbitros, um em cada campo, passam a existir. Antes, eram os capitães dos times que tomavam as decisões necessárias. No mesmo ano, os times passam a trocar de campo após o intervalo – o que ocorria a cada gol.

Pênaltis são criados

1891 – Os pênaltis passam a ser cobrados em qualquer posição do campo, desde que a 12 jardas do gol. Um novo árbitro foi introduzido no mesmo ano.

Acréscimos

1892 – O tempo extra surgiu após um goleiro colocar para fora a bola após a marcação de um pênalti. Quando ela foi devolvida, o tempo da partida já tinha acabado.

Laterais ganham regra

1895 – As cobranças dos laterais passam a ser dos oponentes da equipe que tocou por último na bola. Antes, era do time que pegasse a bola primeiro.

Menos espaço para os goleiros

1912 – As ações dos goleiros ficam limitadas à sua própria área. Eles passam a vestir roupas diferentes dos companheiros de time.

Gol de escanteio é permitido

1924 – Gols de escanteio passam a ser permitidos. O primeiro foi marcado pela Argentina contra o Uruguai, atual campeão olímpico. E, como consequência, o gol fica batizado como “olímpico”.

Mudança na regra do impedimento

1925 – A regra do impedimento é alterada. Passam a ser dois jogadores entre o receptor do passe e o gol, ao invés de três.

Substituições

1958 – Uma substituição é permitida, desde que por lesão. Só em 1970 que os técnicos puderam fazer duas trocas – e por qualquer motivo.

Olha o cartão!

1970 – A Copa do Mundo de 70 ficou marcada pelo surgimento dos cartões amarelo e vermelho – que só foi acionado no Mundial seguinte.

O responsável foi o britânico Keen Aston, chefe de arbitragem da Copa do México. Ele se inspirou nos sinais dos semáforos.

Antes, as advertências e expulsões eram feitas de forma verbal. No mesmo ano, os pênaltis passam a decidir jogos eliminatórios que estavam empatados.

Não pode mais recuar com os pés

1992- Passa a ser proibido o recuo intencional de toda e qualquer bola com os pés para os goleiros, a fim de deixar o jogo mais justo.

O gol de ouro

1993 – Uma das regras mais controversas garantia o fim imediato do jogo que estava na prorrogação caso a primeira equipe marcasse. A Euro de 2000 foi, por exemplo, decidida assim, quando Trezeguet fez o gol do título francês contra a Itália. Tal regra foi abolida em 2004.

Três substituições

1995 – Os técnicos ganham mais uma troca.

Tecnologia na linha do gol

2012 – O uso de um microchip na bola passou a ser utilizado nas competições organizadas pela Fifa em 2012, encerrando a polêmica sobre a bola ter entrado ou não no gol.

A Copa do Mundo de 2014 foi a primeira com a tecnologia.

Árbitro de vídeo

2016 – A A International Football Association Board (IFAB) aprovou o uso do árbitro de vídeo em junho de 2016. A estreia ocorreu em agosto do mesmo ano.

A A-League, da Austrália, foi a primeira liga profissional a utilizar o tradicional VAR, que debutou em Copas do Mundo na edição de 2018.

A Série A do Brasileirão passou a contar com a ferramenta apenas no ano passado. Já a Copa do Brasil teve o VAR pela primeira vez a partir das quartas de final da edição de 2018.

A quarta substituição

2018 – A Copa do Mundo da Rússia foi a primeira em que a quarta substituição foi introduzida. Ela só pode ser feita na prorrogação.

Fonte: onefootball
Foto: Divulgação

Leave your vote

Forgot password?

Enter your account data and we will send you a link to reset your password.

Your password reset link appears to be invalid or expired.

Log in

Privacy Policy

Add to Collection

No Collections

Here you'll find all collections you've created before.