Veja os bastidores das conversas entre Alex e São Paulo

Alex em entrevista ao GE. Foto: Reprodução
Técnico do sub-20, ex-meia será preparado para treinar profissional a longo prazo
Quando o São Paulo começou as tratativas com Alex para que o ex-jogador fosse técnico da equipe sub-20, o objetivo ia muito além da busca de um novo comandante para as categorias da base. O clube tem um plano de carreira para o novo treinador e, inclusive, apresentou esse desejo ao ex-meia, que gostou da ideia.
A proposta é para um aprimoramento e amadurecimento de Alex já pensando na equipe profissional a médio e longo prazo, algo parecido com o que o próprio Muricy passou com Telê Santana quando comandava o time que ficou conhecido como “Expressinho”. .
Muricy, que chegou para ser o auxiliar de Telê, dirigiu um elenco formado por garotos (entre eles Rogério Ceni) rumo ao título da Copa Conmebol de 1994. Depois, virou técnico principal, fez carreira em outros clubes e foi tricampeão brasileiro pelo São Paulo, entre 2006 e 2008.
Mais de 25 anos depois de seu início, Muricy quer construir algo semelhante com Alex, mas dessa vez sendo o mentor do ex-craque.
Foram muitas conversas entre os dois e uma ótima impressão deixada de ambos os lados. Os detalhes estão sendo acertados para o anúncio.
+ Estádios do Brasil podem receber finais da Libertadores e Sul-Americana
+ Federação Paulista de Futebol suspende Paulistão por três rodadas
Alex nunca escondeu o desejo de virar técnico de futebol, depois de se aposentar em 2014, pelo Coritiba.
Em entrevista ao programa “TinoMarcosUchôa” no ano passado, Alex falou da trajetória como jogador, comentarista e dos planos que tinha.
“Faço o curso de gestão. Agrega muito, mas percebo que não é pra mim. Não queria ficar do lado de fora sem participar do campo de jogo. Aparece a televisão, pessoal da ESPN me faz uma oferta. Explico que quero ser treinador de futebol. E eu imagino: preciso ir para televisão para entender como essas pessoas concluem os pensamentos, porque apanhei muito. Serviu como base para mim, a partir do momento em que faço o curso da CBF. Tem outro detalhe: poderia iniciar na licença A e vou para licença B para entender como era feito na formação, porque provavelmente quando for treinador vou treinar meninos que hoje tem 12, 13 e 14 anos. Queria entender essa geração, qual é o pensamento deles, como o pessoal trabalha”, disse em entrevista ao GE.
Revelado no Coritiba, Alex foi vitorioso por Palmeiras, Cruzeiro e Fenerbahçe, da Turquia, até retornar ao próprio Coritiba para se aposentar.
Foto: Reprodução/ GE