Hoje o Tricolor enfrenta o Botafogo no Engenhão e PRECISA vencer

Há apenas três rodadas para o fim do primeiro turno, o Tricolor se encontra em uma posição muito incômoda na tabela (18ª posição). Pode parecer alarmista, mas eu diria que essas muito provavelmente são as rodadas que irão definir o futuro do São Paulo na competição.

Nossos próximos adversários são, além do Botafogo, no jogo de mais tarde, as 16 horas, Coritiba (no Morumbi, dia 3) e Bahia (na Fonte Nova, dia 6). Teoricamente o time do RJ é o embate mais difícil a ser vencido, uma vez que se encontra, atualmente, na 7ª posição da tabela, enquanto Coritiba e Bahia se encontram na 15ª e 14ª, respectivamente.

É claro que o ainda haverão outras 19 rodadas para o São Paulo se recuperar após essas partidas, mas o efeito psicológico de terminar o primeiro turno na zona de rebaixamento pode ser o diferencial entre o sucesso e a danação eterna (vulgo rebaixamento), pois a pressão por uma reação passará para um outro nível, talvez afetando até mesmo a paciência e o apoio que a torcida tem demonstrado até o momento.

O efeito desesperador pode ser constatado ao acompanhar a trajetória de outros clubes, considerados grandes, que já foram rebaixados. Isso sem falar que outros times que também estão na briga pra não cair sofrem o mesmo impacto e a briga se acirra. A virada de turno costuma ser um momento de definições dos rumos do campeonato, seja para indicar o possível campeão (desde o início dos pontos corridos, apenas uma vez o vencedor do primeiro turno não venceu o campeonato), ou para indicar os times que provavelmente serão rebaixados.

Há levantamentos estatísticos que corroboram que, na maioria das vezes, os times que encerram o primeiro turno no Z4 acabam de fato sendo rebaixados.

Mas é claro que há exceções e o próprio SPFC é um exemplo disso. Em 2013 encerramos o primeiro turno na 18ª posição, mas após a chegada de Muricy, conseguimos conquistar 22 pontos em 11 rodadas e revertemos a condição. Porém, não podemos nos apegar às exceções da regra geral.

Outro ponto que reforça a importância de terminar bem o turno é a sequência de jogos difíceis que teremos no início do segundo turno, o que poderia agravar ainda mais a situação.

Por isso, é crucial que o São Paulo engrene uma sequência de 3 vitórias, para atingir os 25 pontos e nos arrancar desta situação incômoda na qual estamos. Além de afastar a ameaça estatística relativa ao rebaixamento, três vitórias consecutivas dariam confiança ao elenco para atingir uma maior regularidade e conseguir melhores resultados no início do segundo turno, afastando de vez o risco do rebaixamento.

E vocês, qual sua opinião sobre esta análise? Comente abaixo e deixe-nos saber quais são suas projeções para o Tricolor nestas 3 últimas rodadas do primeiro turno.

Leave your vote

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Forgot password?

Enter your account data and we will send you a link to reset your password.

Your password reset link appears to be invalid or expired.

Log in

Privacy Policy

Add to Collection

No Collections

Here you'll find all collections you've created before.