Ta olhando o que? Quer um título?
Base do São Paulo amontoou títulos nas últimas duas temporadas; bons jogadores para o futuro
As categorias de base do Tricolor são reconhecidas pela estrutura gigantesca, pelos ótimos jogadores que revela e ultimamente tem se estabelecido como a base mais vencedora do país. Apenas no sub-20, seis títulos foram conquistados entre 2015 e 2016: Campeonato Paulista, Copa RS, Copa do Brasil (2x), Copa Ouro e Libertadores. No sub-17, os títulos do Campeonato Paulista em 2015 e 2016.
O ‘Tricolorzinho’ ainda está disputando novamente a Copa Ouro e pode faturá-la novamente. Muito disso se deve ao trabalho muito bom do treinador André Jardine, que fez com que as conquistas decolassem nas temporadas passada e atual.
As conquistas dos garotos são incontestáveis. Time forte tática e mentalmente, meninos focados que entram sempre pra ganhar e buscam cada vez mais, são as características dos jovens atletas tricolores, que buscam subir para o profissional.
Vale destacar as últimas conquistas do sub-20, por exemplo, que conquistou a Copa do Brasil de forma invicta e depois o Paulistão com duas goleadas na final, e também do sub-17, que conquistou o Paulista da categoria e teve uma campanha com 30 partidas, das quais venceu 22, empatou 5 e perdeu apenas 3 vezes. Marcou 112 gols e sofreu apenas 27, resultando em incríveis 85 gols de saldo.
Alguns meninos merecem ser destacados, como o meia Shaylon, que foi artilheiro da Copa do Brasil sub-20, e o atacante Marquinhos Cipriano, autor de 3 gols na primeira partida da final do Paulistinha sub-17. A joia tricolor, tido como grande aposta para o futuro, marcou 21 gols e foi artilheiro da competição.
+ Christian Colmán, a bola da vez no radar são-paulino
Shaylon, por exemplo, mostra humildade e exalta seus companheiros: “Estou feliz em ser artilheiro, claro, mas estou muito mais feliz pelo título. Ser artilheiro é muito importante, mas a verdade é que ninguém é artilheiro sozinho, devo isso a todos os meus companheiros que me ajudaram a fazer o gol. A artilharia é de todos eles”. Ele ainda continuou: “Nada mais justo que esse título para coroar um trabalho tão grande que fizemos esse ano. Lutamos muito para levar esse título à nossa torcida, quero dedicar também às nossas famílias e aos colegas que nos ajudam todos os dias no clube, aos professores, funcionários e amigos que temos lá”.
Alguns membros desta vencedora geração do sub-20, no entanto, não poderão mais atuar na base, pois já atingiram a idade limite. Esses são casos de Auro e Pedro, assim como Artur, Araruna, Kal, Tormena, Foguete e Júnior, que conquistaram todos os títulos citados acima. A categoria, no entanto, não ficará desfalcada, pois garotos que estão chegando agora ao sub-20. Éder Militão nasceu em 1998, assim como Caíque, que é o mais novo do grupo. Mesmo assim, ambos mostram personalidade e foram destaques nas campanhas vitoriosas, sobretudo com gols.
O zagueiro/volante Militão comemorou a participação efetiva nas conquistas: “Vim de pouco em pouco conquistando meu espaço e o técnico Jardine. Graças a Deus fiz o gol na final e pude ajudar a equipe. Muito feliz em poder conquistar mais um título nessa temporada”
Muitos jovens já vêm ganhando seu espaço no time de cima, conquistando a torcida e se tornando boas apostas da diretoria para o futuro do clube. O treinador da equipe principal Rogério Ceni deve aproveitar ainda mais os meninos de Cotia no time de cima, tendo em vista que o seu auxiliar, o inglês Michael Beale tem vasta experiência com categorias de base, tanto no Chelsea, como no Liverpool, times onde ele passou.
Em suma, a lista de conquistas é:
Sub-17
Campeonato Paulista 15/16
Sub-20
2015
Copa do Brasil
Copa RS
Copa Ouro
2016
Libertadores
Campeonato Paulista
Copa do Brasil