“Senta que lá vem história”

O Paulistão de 1953 teve o São Paulo como campeão

No Paulistão de 1953, o São Paulo sagrou-se campeão pela sétima vez. A final da peleja aconteceu no dia 24 de janeiro de 1954, véspera do aniversário da cidade. Hoje está completando 70 anos desse grande feito.

Naquela época, o torneio teve início em 18 de julho de 1953 e terminou em 07 de fevereiro de 1954.

 Uma curiosidade: De 1950 até 1956, o Campeonato Paulista começava no segundo semestre do ano e terminava entre janeiro e fevereiro do ano seguinte (foi devido ao sucesso do Paulistão que a NFL passou a promover a competição americana nos moldes do nosso torneio). Brincadeirinha, gente!

O campeonato

São Paulo, Corinthians e Palmeiras eram os mais bem colocados até a metade final do segundo turno. Faltando seis rodadas para o fim, o Tricolor perdeu para a Portuguesa, dando esperanças ao Corinthians, que precisaria de um milagre para chegar à final: vencer seus próximos cinco jogos e torcer para que o líder não pontuasse, porém perdeu para a Portuguesa por 4 a 3 e foi eliminado da disputa.

Sobrou apenas o Palmeiras, que perdeu o derbi para o já eliminado Corinthians, ficando a 4 pontos do líder. Na antepenúltima rodada, ocorrida em 24 de janeiro de 1954, véspera do Quarto-Centenário da fundação de São Paulo, o Palmeiras tinha que vencer de qualquer jeito para, ainda, sonhar com o título, porém apenas empatou com a Portuguesa por 2 a 2, chegando a 41 pontos e podendo chegar a, no máximo 45. Enquanto o Parque Antártica era inundado de lágrimas o Mais Querido foi à Santos e venceu o dono da casa por 3 a 1, chegando a inalcançáveis 46 pontos, tornando-se campeão com dois jogos de antecedência.

Por sinal, o São Paulo venceu seus 5 últimos jogos, inclusive Corinthians e Palmeiras em confrontos diretos, numa reta final impecável.

O Tricolor era o caçula entre os quatro grandes: Corinthians (1910), Santos (1912), Palmeiras (1914), São Paulo (1930), mas mostrou desde cedo que era valente e não tinha medo e cara feia.

O esquadrão tricolor era formado por: Poy, De Sordi, Mauro, Pé de Valsa, Bauer, Alfredo, Maurinho, Albella, Gino Orlando, Juan, José Negri e Teixerinha. O técnico era Jim Lopes

15 agremiações disputaram o certame de 1953/54

São Paulo, Corinthians, Palmeiras, Portuguesa, Guarani, Ponte Preta, Santos, XV de Piracicaba, Comercial, Linense, XV de Jaú, Ypiranga, Juventus, Portuguesa Santista e Nacional.

Fonte: José Ap.de Leonardo
Foto: Arquivo Histórico do São Paulo FC

Não perca nada sobre nosso São Paulo FC!
Siga o SPFC Notícias em nossas redes sociais: Instagram Twitter Facebook | Threads | Whatsapp