“Senta que lá vem história”

O Paulistão de 1953 teve o São Paulo como campeão

No Paulistão de 1953, o São Paulo sagrou-se campeão pela sétima vez. A final da peleja aconteceu no dia 24 de janeiro de 1954, véspera do aniversário da cidade. Hoje está completando 70 anos desse grande feito.

Naquela época, o torneio teve início em 18 de julho de 1953 e terminou em 07 de fevereiro de 1954.

 Uma curiosidade: De 1950 até 1956, o Campeonato Paulista começava no segundo semestre do ano e terminava entre janeiro e fevereiro do ano seguinte (foi devido ao sucesso do Paulistão que a NFL passou a promover a competição americana nos moldes do nosso torneio). Brincadeirinha, gente!

O campeonato

São Paulo, Corinthians e Palmeiras eram os mais bem colocados até a metade final do segundo turno. Faltando seis rodadas para o fim, o Tricolor perdeu para a Portuguesa, dando esperanças ao Corinthians, que precisaria de um milagre para chegar à final: vencer seus próximos cinco jogos e torcer para que o líder não pontuasse, porém perdeu para a Portuguesa por 4 a 3 e foi eliminado da disputa.

Sobrou apenas o Palmeiras, que perdeu o derbi para o já eliminado Corinthians, ficando a 4 pontos do líder. Na antepenúltima rodada, ocorrida em 24 de janeiro de 1954, véspera do Quarto-Centenário da fundação de São Paulo, o Palmeiras tinha que vencer de qualquer jeito para, ainda, sonhar com o título, porém apenas empatou com a Portuguesa por 2 a 2, chegando a 41 pontos e podendo chegar a, no máximo 45. Enquanto o Parque Antártica era inundado de lágrimas o Mais Querido foi à Santos e venceu o dono da casa por 3 a 1, chegando a inalcançáveis 46 pontos, tornando-se campeão com dois jogos de antecedência.

Por sinal, o São Paulo venceu seus 5 últimos jogos, inclusive Corinthians e Palmeiras em confrontos diretos, numa reta final impecável.

O Tricolor era o caçula entre os quatro grandes: Corinthians (1910), Santos (1912), Palmeiras (1914), São Paulo (1930), mas mostrou desde cedo que era valente e não tinha medo e cara feia.

O esquadrão tricolor era formado por: Poy, De Sordi, Mauro, Pé de Valsa, Bauer, Alfredo, Maurinho, Albella, Gino Orlando, Juan, José Negri e Teixerinha. O técnico era Jim Lopes

15 agremiações disputaram o certame de 1953/54

São Paulo, Corinthians, Palmeiras, Portuguesa, Guarani, Ponte Preta, Santos, XV de Piracicaba, Comercial, Linense, XV de Jaú, Ypiranga, Juventus, Portuguesa Santista e Nacional.

Fonte: José Ap.de Leonardo
Foto: Arquivo Histórico do São Paulo FC

Não perca nada sobre nosso São Paulo FC!
Siga o SPFC Notícias em nossas redes sociais: Instagram Twitter Facebook | Threads | Whatsapp



Leave your vote

Forgot password?

Enter your account data and we will send you a link to reset your password.

Your password reset link appears to be invalid or expired.

Log in

Privacy Policy

Add to Collection

No Collections

Here you'll find all collections you've created before.