São Paulo 3 x 2 Milan (ITA). Divulgação SPFC

Há 30 anos o Tricolor ganhava o mundo pela segunda vez, graças ao gol “espírita” de Muller

Uma partida que despertou todos os sentimentos possíveis no torcedor são-paulino: angústia, desespero, conformismo, vibração e êxtase total. Assim foi o confronto diante do Milan-ITA que consolidou o Soberano pela segunda vez como campeão do mundo, no ano de 1993!

O São Paulo ganhou a Copa Libertadores de 1993, o bicampeonato consecutivo. Na final da competição sul-americana, enfrentou a Universidad Católica, do Chile. O resultado foi 5 a 1 a favor dos paulistas no primeiro jogo, no Morumbi – o maior placar em decisões na história do torneio. Na partida de volta, no Chile, o Tricolor perdeu por 2 a 0, mas manteve a taça mais cobiçada da América do Sul em suas mãos.

A decisão mundial foi contra o Milan. A equipe italiana foi a vice-campeã europeia daquele ano. O campeão, Olympique de Marseille, foi punido e impedido de participar do torneio por caso de corrupção entre seus dirigentes durante o campeonato francês. Contudo, nada que tirasse o valor dos “rossoneros” de Milão, que era, em verdade, a base da seleção italiana que seria vice-campeã mundial em 1994.

Gol “espírita” de Muller

O jogo estava empatado em 2×2, quando em um lance de pura raça no meio de campo, Muller foi lançado, disputou a bola com os defensores italianos e meio sem querer, mandou a bola para o fundo das redes, dando números finais à partida.

“Na raça pura, do jeito que deu. Meio de costas, meio de joelho, mas muito com o coração, com a vontade, com a garra e com a raça do São Paulo e do futebol brasileiro”. Foi assim que o narrador Galvão Bueno descreveu o título mundial do São Paulo.

Durante a partida, o São Paulo sofreu dois empates seguidos. Palhinha abriu o placar aos 19 minutos do primeiro tempo. No começo da segunda etapa, aos 3 minutos, Massaro empatou. Aos 14, Toninho Cerezo, eleito melhor jogador em campo, colocou o time brasileiro em vantagem novamente.

O final do duelo foi histórico. Papin empatou o jogo novamente aos 35 minutos da etapa final. Cinco minutos depois, Muller marcou o gol do título. 

O jogo acabou 3 a 2 a favor do São Paulo, que ganhava o seu segundo título mundial. Era o bicampeonato consecutivo de uma seleção de craques, que já tinha desbancado o Barcelona no ano anterior. Agora, vencia o Milan, que também tinha grandes estrelas.

Sem mais delongas, veja os gols e a festa Tricolor aqui:

SÃO PAULO 3 x 2 MILAN

Data: 12/12/1993
Local: Estádio Nacional de Tóquio – Japão
Gols: Palhinha aos 19min do primeiro tempo. Massaro aos 3min, Cerezo aos 14min, Papin aos 36min e Muller aos 41min do segundo tempo.
Público: 52.275 pagantes
Árbitro: Joel Quinou (FRA)

SÃO PAULO: Zetti; Cafu, Válber, Ronaldão e André Luiz; Doriva, Dinho, Toninho Cerezo e Leonardo; Muller e Palhinha (Juninho). Técnico: Telê Santana

MILAN: Rossi; Panucci, Costacurta, Baresi e Maldini; Albertini (Orlando), Donadoni e Desailly; Massaro, Papin e Raduciou (Tassoti). Técnico: Fábio Capello

Leave your vote

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Forgot password?

Enter your account data and we will send you a link to reset your password.

Your password reset link appears to be invalid or expired.

Log in

Privacy Policy

Add to Collection

No Collections

Here you'll find all collections you've created before.