Renato Gaúcho com camisa do São Paulo encarando gremistas

Ídolo de outro tricolor, Renato Gaúcho chegou a ser apresentado pelo São Paulo, mas nunca jogou pelo mais Querido
Renato Gaúcho, atual técnico do Grêmio, chegou perto de vestir a camisa do São Paulo quando ainda era jogador. Em fevereiro de 1997, o atacante, na época com 34 anos de idade, foi apresentado pelo Tricolor Paulista, mas nunca chegou a defender o clube do Morumbi.
O Fluminense, time que Renato defendia, tinha uma dívida de R$ 1,1 milhão com o jogador. Com isso, ele decidiu não se reapresentar ao clube carioca para a realização da pré-temporada.
Então, a Federação Paulista de Futebol (FPF), presidida por Eduardo José Farah, fez uma proposta para levar o atacante ao São Paulo com o intuito de promover o Campeonato Paulista. A entidade pagaria os salários do jogador até o término da competição e depois o Tricolor decidiria se permaneceria com ele.
Renato Gaúcho aceitou e foi apresentado ainda sem ter assinado o contrato. Pouco depois, ele afirmou em entrevista que voltaria ao Fluminense se o time das Laranjeiras quitasse a dívida. Desse modo, o clube carioca pagou o que devia e o atacante se reapresentou. Mais tarde naquele ano, ele se transferiu ao Flamengo.
Porém, um fato inusitado aconteceu em 1984. Após uma partida do Grêmio, o jogador (na época) foi xingado por torcedores gremistas de mercenário, então Renato saiu de seu carro vestindo a camisa do São Paulo e foi tirar satisfação. Veja o vídeo abaixo:
Foto: Gazeta Press