NOSTALGIA TRICOLOR – Deportivo Táchira 1 x 4 São Paulo
O Nostalgia Tricolor desta semana relembra o confronto entre São Paulo e Deportivo Táchira, válido pela Libertadores de 2004
Olá nação tricolor, no Nostalgia Tricolor desta semana iremos relembrar o saudoso jogo em que o até então garoto Luis Fabiano desequilibrou e, comandou a virada do tricolor para cima do Deportivo Táchira, em 2004, pela Libertadores.
O São Paulo já havia vencido o adversário no jogo de ida, no Morumbi, por 3 a 0. Mas o soberano queria mais, e com gols de Luis Fabiano (2), Grafite e Gustavo Nery o tricolor voltou a golear e se garantiu nas semi-finais daquela Libertadores.
RECORDAR É VIVER!
+ LEIA TAMBÉM: NOSTALGIA TRICOLOR – Hexa-campeonato Brasileiro
O JOGO
O clima de pressão imposto pela torcida do Deportivo Táchira antes da partida com o São Paulo entrou em campo com o time venezuelano apenas nos primeiros 10 minutos, minutos estes que os jogadores do tricolor bobearam na marcação.
E foi nesse período que o Táchira aproveitou para marcar o gol e, assustar o rival. Aos 6 minutos, após bobeada da zaga são-paulina, a bola sobrou para o atacante Paniguti, que acertou uma bela bicicleta e não deu chances para o goleiro Rogério Ceni.
A equipe do técnico Cuca sentiu o gol e continuou desatenta na marcação. O seu adversário, porém, aproveitou mais uma falha dos zagueiros do São Paulo para tentarem ampliar. E que susto eles deram nos brasileiros.
Aos 10 minutos, o meia Beraza aproveitou o escanteio e subiu sozinho para carimbar o travessão. No rebote, o mesmo jogador cabeceou à queima-roupa e obrigou o goleiro Rogério Ceni a fazer uma belíssima defesa e espalmar por cima do gol.
O susto acordou a equipe do São Paulo, que logo no lance seguinte teve sua primeira finalização. Aos 11 minutos, o atacante Luís Fabiano recebeu boa bola na esquerda, avançou e chutou cruzado. Bem colocado, Sanhouse desviou para escanteio.
Depois disso, o time de Cuca começou a ter mais presença no ataque e chegou ao empate aos 22 minutos, quando Gustavo Nery tocou para Luís Fabiano, que deixou Grafite na cara do gol para tranquilizar a torcida do São Paulo e, empatar o jogo.
Ainda no primeiro tempo, os são-paulinos tiveram outras duas boas chances de virar o placar, mas foram impedidos pelas boas defesas de Sanhouse. A primeira aconteceu em chute de Luís Fabiano, aos 29 minutos, e a outra em chute de Cicinho, aos 30 minutos.
No segundo tempo, o Táchira não começou com a mesma força que iniciou a partida e o São Paulo dominava as ações do jogo. Luís Fabiano e Grafite atormentavam a zaga do time venezuelano, que estava perdido na marcação.
Antes dos 10 minutos da etapa final, o Deportivo Táchira ficou ainda mais em desvantagem, quando Vielma fez falta por trás em Gustavo Nery e acabou expulso.
Aos 12 minutos, no entanto, foi o São Paulo que quase tomou o gol. Após belo chute do atacante, o goleiro Rogério Ceni fez uma ótima defesa. No rebote, mais um forte chute e mais uma excelente defesa do são-paulino.
As defesas de Rogério Ceni empolgaram os jogadores de linha do São Paulo e a virada do São Paulo chegou aos 14 minutos, quando Fábio Simplício tocou para Cicinho na direita. O lateral cruzou e encontrou Luís Fabiano, que dominou e marcou o seu primeiro gol fora de casa na Libertadores da América.
Com a vaga praticamente garantida, o time do técnico Cuca sobrou em campo. E aos 22 minutos, o lateral-esquerdo Gustavo Nery deixou sua marca, após receber bom lançamento e chutar na saída do goleiro Sanhouse.
A goleada do São Paulo foi finalizada por Luís Fabiano aos 43 minutos, quando o atacante aproveitou a bobeira da zaga, avançou e chutou no canto esquerdo.
FICHA TÉCNICA
DEPORTIVO TÁCHIRA
Sanhouse; Vielma, Boada, Kloker e Cuevas (De Pablos); Carioca, Bidoglio, Beraza e Jhonny González (Lucena); Panigutti (Brondo) e Rondón
Técnico: César Farías
SÃO PAULO
Rogério Ceni; Fabão, Rodrigo e Diego Lugano; Cicinho, Alexandre (Ramalho), Fábio Simplício, Danilo (Aílton) e Gustavo Nery (Vélber); Grafite e Luís Fabiano
Técnico: Cuca
Local: estádio Pueblo Nuevo, em San Cristóbal
Árbitro: Henry Cervantes (Colômbia)
Assistentes: Alberto Duque e Dember Perdomo (Colômbia)
Cartões amarelos: Cicinho (S), Alexandre (S), Fabão (S), Rodrigo (S)
Cartão vermelho: Vielma (T)
Gols: Paniguti, aos 6min, e Grafite, aos 22min, do primeiro tempo; Luís Fabiano, aos 14min, Gustavo Nery, aos 22min, e Luís Fabiano, aos 43min, do segundo tempo.
FOTOS: GettyImages