in ,

Morumbi foi concluído 16 anos depois do início de sua construção

Por questões financeiras, a obra do estádio teve uma estagnação e foi concluída definitivamente 16 anos depois 

No ano de 1951, a condessa Mariangela Matarazzo e outros proprietários se desfizeram de um grande lote de terras na região do Morumbi. Com isso, o São Paulo adquiriu junto a Imobiliária Aricanduva o terreno, em 4 de agosto de 1952.

Três projetos foram apresentados para o estádio, e o escolhido foi a concepção de Vilanova Artigas. O grande diferencial para tal escolha foi a capacidade para 120 mil pessoas, – que mais tarde se expandiria para 156 mil – além do menor custo de manutenção. O projeto era adepto do brutalismo e vanguarda artística que valorizava o concreto exposto.

As obras foram iniciadas em 1º de julho de 1953, mas foi entre 1956 e 1957 que a construção do maior estádio particular do mundo começou verdadeiramente. Sem ainda estarem finalizadas, o Morumbi foi inaugurado em 2 de outubro de 1960. O jogo entre São Paulo e Sporting, de Portugal, terminou com a vitória Tricolor, por 1 a 0. 

Contudo, os anos seguintes foram de grande estagnação. Os recursos financeiros líquidos rapidamente foram consumidos. Sem o suficiente em caixa, o Morumbi não avançou sua construção de 1961 a 1968. Porém, com a campanha “A Grande Jogada é Construir o Paulistão”, idealizada por Hélio Setti e Oswaldo Molles, as finanças do clube voltaram a ficar em dia. O estádio enfim foi concluído no dia 20 de dezembro de 1969, 16 anos depois do início de sua construção.
Abaixo, veja algumas fotos do início da construção e da inauguração: 
O pavilhão tricolor junto a pedra fundamental / Arquivo Histórico do São Paulo Futebol Clube
Os ossos do Morumbi em 1959 / Arquivo Histórico do São Paulo Futebol Clube
Cartaz de divulgação do jogo / Arquivo Histórico do São Paulo Futebol Clube
O primeiro ingresso / Arquivo Histórico do São Paulo Futebol Clube
O Morumbi no dia 2 de outubro de 1960 / Arquivo Histórico do São Paulo Futebol Clube
Peixinho deixando o nome na história – primeiro gol no estádio do Morumbi / Arquivo Histórico do São Paulo Futebol Clube 

 

Foto: Acervo São Paulo FCFonte: Gazeta Esportiva

 

 

 

O que achou?

Escrito por Natália Milreu