Libertadores terá restrições quando voltar

Conmebol divulgou um documento com novas regras aprovadas pelo Conselho da entidade para a Libertadores e a Copa Sul-Americana

O futebol está retornando em alguns países, como no caso de Coreia do Sul e Alemanha, mas com algumas restrições para diminuir o risco de contágio do novo coronavírus. Sem cuspes no gramado. Sem trocas de camisas. Máscaras para os reservas. Mas, na América do Sul, há uma regra particular: sem beijo na bola.

Todas as medidas acima estão em um documento divulgado pela Conmebol nesta quarta-feira, com novas regras aprovadas pelo Conselho da entidade para a Libertadores e a Copa Sul-Americana. Os dois torneios ainda não têm data para voltar. No entanto, a entidade prepara o retorno.

Dentre as novidades da regulamentação está a possibilidade da Conmebol obrigar que jogadores e técnicos façam testes para o novo coronavírus. Tudo estará documentado em um registro médico único que será criado. O jogador, ou profissional de clube, que se recusar a fazer o exame não poderá participar dos torneios organizados pela entidade sul-americana.

No documento, a Conmebol lista em dois artigos novas determinações. Um deles trata apenas de mudanças e adaptações de regras disciplinares para os jogos na Libertadores e na Sul-Americana. Confira abaixo:

Proibição para jogadores e comissão de cuspir e assoar o nariz antes, durante e depois do jogo na área da competição (campo de jogo e banco de reserva).

Proibição para jogadores e comissão de beijar a bola antes, durante e depois do jogo.

Obrigatoriedade para jogadores e comissão de submeter-se a controles de temperatura antes das partidas.

Obrigatoriedade para jogadores e comissão de usar garrafas individuais de água e bebidas isotônicas.

Proibição de trocar ou presentear a camisa ou qualquer outra parte do uniforme com rivais ou companheiros de mesma equipe ou qualquer outra pessoa.

Uso obrigatório de máscaras aos jogadores e comissão que se encontram no banco de reservas.

Proibido a troca de flâmulas ou presentes entre ambas equipes.

No caso de participar de entrevista no campo ou em coletiva de imprensa depois da partida, deverá utilizar máscara ou protetor facial.

O documento ainda prevê uma redução de 30% nas multas estabelecidas no Código Disciplinar e no Regulamento da Competição por infrações cometidas a partir da retomada dos torneios. No entanto, as punições por cartão amarelo e cartão vermelho continuarão punidas pelo mesmo montante: 200 dólares (R$ 1177, na cotação atual) pelo amarelo e 750 (R$ 4415) para as expulsões.

Há também modificações em relação à lista de inscritos de cada clube nos dois principais torneios que organiza. Para o retorno das competições, cada equipe poderá fazer cinco alterações.

Na Libertadores, os participantes terão direitos a uma modificação a mais nas quartas e na semifinal: de duas para três. Na Sul-Americana, entre as oitavas e a semifinal poderão ser feitas três mudanças, e não mais duas. Em ambos os torneios não são permitidos trocas na lista da semifinal para a decisão.

Foto:
Fonte: Globoesporte.com

Leave your vote

Forgot password?

Enter your account data and we will send you a link to reset your password.

Your password reset link appears to be invalid or expired.

Log in

Privacy Policy

Add to Collection

No Collections

Here you'll find all collections you've created before.