Libertadores terá restrições quando voltar

Conmebol divulgou um documento com novas regras aprovadas pelo Conselho da entidade para a Libertadores e a Copa Sul-Americana

O futebol está retornando em alguns países, como no caso de Coreia do Sul e Alemanha, mas com algumas restrições para diminuir o risco de contágio do novo coronavírus. Sem cuspes no gramado. Sem trocas de camisas. Máscaras para os reservas. Mas, na América do Sul, há uma regra particular: sem beijo na bola.

Todas as medidas acima estão em um documento divulgado pela Conmebol nesta quarta-feira, com novas regras aprovadas pelo Conselho da entidade para a Libertadores e a Copa Sul-Americana. Os dois torneios ainda não têm data para voltar. No entanto, a entidade prepara o retorno.

Dentre as novidades da regulamentação está a possibilidade da Conmebol obrigar que jogadores e técnicos façam testes para o novo coronavírus. Tudo estará documentado em um registro médico único que será criado. O jogador, ou profissional de clube, que se recusar a fazer o exame não poderá participar dos torneios organizados pela entidade sul-americana.

No documento, a Conmebol lista em dois artigos novas determinações. Um deles trata apenas de mudanças e adaptações de regras disciplinares para os jogos na Libertadores e na Sul-Americana. Confira abaixo:

Proibição para jogadores e comissão de cuspir e assoar o nariz antes, durante e depois do jogo na área da competição (campo de jogo e banco de reserva).

Proibição para jogadores e comissão de beijar a bola antes, durante e depois do jogo.

Obrigatoriedade para jogadores e comissão de submeter-se a controles de temperatura antes das partidas.

Obrigatoriedade para jogadores e comissão de usar garrafas individuais de água e bebidas isotônicas.

Proibição de trocar ou presentear a camisa ou qualquer outra parte do uniforme com rivais ou companheiros de mesma equipe ou qualquer outra pessoa.

Uso obrigatório de máscaras aos jogadores e comissão que se encontram no banco de reservas.

Proibido a troca de flâmulas ou presentes entre ambas equipes.

No caso de participar de entrevista no campo ou em coletiva de imprensa depois da partida, deverá utilizar máscara ou protetor facial.

O documento ainda prevê uma redução de 30% nas multas estabelecidas no Código Disciplinar e no Regulamento da Competição por infrações cometidas a partir da retomada dos torneios. No entanto, as punições por cartão amarelo e cartão vermelho continuarão punidas pelo mesmo montante: 200 dólares (R$ 1177, na cotação atual) pelo amarelo e 750 (R$ 4415) para as expulsões.

Há também modificações em relação à lista de inscritos de cada clube nos dois principais torneios que organiza. Para o retorno das competições, cada equipe poderá fazer cinco alterações.

Na Libertadores, os participantes terão direitos a uma modificação a mais nas quartas e na semifinal: de duas para três. Na Sul-Americana, entre as oitavas e a semifinal poderão ser feitas três mudanças, e não mais duas. Em ambos os torneios não são permitidos trocas na lista da semifinal para a decisão.

Foto:
Fonte: Globoesporte.com