Jornalistas criticam postura da CBF em relação ao jogo Goiás x São Paulo
Goiás teve 10 jogadores com teste positivo para o Covid-19 na manhã deste domingo (9) e a partida foi suspensa pelo STJD após silêncio da CBF
O Campeonato Brasileiro da Série A de 2020 já teve um jogo impactado por conta do coronavírus. A partida entre Goiás e São Paulo foi suspensa minutos antes do duelo começar no Serrinha. A decisão aconteceu após o time esmeraldino entrar com pedido junto ao STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva) pedindo o adiamento do jogo por ter 10 jogadores testado positivo para o Covid-19.
Por conta disso o clube pediu à CBF que a suspendesse a partida. Como a entidade não se pronunciou, o time esmeraldino precisou apelar ao STJD, que aceitou a solicitação e deu respaldo para que o time goiano não entrasse em campo.
Repercussão da imprensa
Assim que o caso veio a público, diversos jornalistas repercutiram o caso. A maioria cobrando um posicionamento da CBF. Confira algumas das postagens:
Assessoria do Goiás confirma que os convocados às pressas não fizeram exames para Coronavírus. Meu deus…
— Giovanni Chacon (@GiovanniChacon_) August 9, 2020
O retrato do absurdo: São Paulo em campo, juiz tentando explicar a decisão da CBF, Goiás no vestiário e torcedores de papelão nas arquibancadas. Bem-vindos ao Brasileirão 2020 pic.twitter.com/0JN7vbNekR
— Fabio Chiorino (@FChiorino) August 9, 2020
CBF esperou sair a contraprova pra definir pelo adiamento. E se não saísse a tempo? E os outros jogadores do Goiás que tiveram contato com os contaminados? E se desse negativo, o Goiás ia buscar os caras de novo em casa? Deveria ter adiado o jogo assim que saiu o resultado…
— Marcel Rizzo (@marcrizzo) August 9, 2020
A situação envolvendo os testes do Goiás é tão, tãããoooo absurda, que eu não sei como resumir em poucos caracteres tudo que está errado. O pior é AINDA não terem DETERMINADO o adiamento. E, se não se manifestar, o SP tbm está sendo conivente.
— Camila Carelli (@Mila_Carelli) August 9, 2020
E começa a me incomodar o silêncio do São Paulo.
O São Paulo está disposto a expor seus jogadores e comissão técnica se a CBF assim quiser?
— Gabriel Dudziak (@gabrieldud) August 9, 2020
Só de existir uma discussão sobre a realização de Goiás x São Paulo já foi uma vergonha. Deixar isso para 10 minutos antes do pontapé inicial é surreal.
Era para ser adiamento automático, e o PROTOCOLO deveria prever isso. Sem conversa.
— Ubiratan Leal (@ubiraleal) August 9, 2020
A CBF é um robô? Cadê uma pessoa em carne viva para falar em nome da entidade e sobre o Campeonato???? https://t.co/Eqgw3Psrmd
— Marília Ruiz (@mariliaruiz) August 9, 2020
Assessoria do Goiás confirma que os convocados às pressas não fizeram exames para Coronavírus. Meu deus…
— Giovanni Chacon (@GiovanniChacon_) August 9, 2020
Falar que a CBF tomou a INICIATIVA de adiar o jogo é brincadeira. Iniciativa pra mim seria cancelar na hora que os resultados foram informados, não com jogadores e arbitragem dentro do campo.
— Emilio Botta (@emiliobotta) August 9, 2020
Goiás x SP adiado. Um tapa na cara da @CBF_Futebol, que achou que dava pra começar o Brasileirão de boa.
É completamente diferente fazer um estadual numa cidade só e um campeonato brasileiro com viagens por todo o Brasil.
A Libertadores vai pro mesmo caminho…
— André Galvão (@andregalvaofer) August 9, 2020
É óbvio que a @CBF_Futebol deve adiar Goiás x São Paulo. Não só pela inviabilidade de o @goiasoficial disputar a partida decentemente, mas também porque há grande chance de atletas que ainda não testaram positivo estarem contaminados, jogarem e propagarem ainda mais o vírus.
— Gian Oddi (@gianoddi) August 9, 2020
Tem horas que o óbvio precisa ser dito: não dá pra ter campeonato com testes que não são seguros e resultados divulgados no dia do jogo.
Futebol brasileiro é uma piada. Uma baderna total.
— Leonardo Miranda (@leoffmiranda) August 9, 2020
32 páginas de protocolo. Não tem uma linha para dizer o que acontece quando houver resultado positivo para covid-19 em um time. Palhaçada da @CBF_Futebol e nossa, que não lemos antes a baboseira e não fizemos as perguntas que precisariam ser feitas.
— Erich Beting (@erichbeting) August 9, 2020
Em um campeonato que não deveria estar acontecendo, um jogo com 10 contaminados afastados por Covid não deveria acontecer. Risco imenso. Mas já mostramos que se importar com a saúde das pessoas não é o nosso forte, então infelizmente não devemos esperar decisões sensatas.
— Felipe Ruiz (@FelipeGomesRuiz) August 9, 2020
Adiamento do Goiás x São Paulo era a única medida possível já que a falha foi de laboratório da CBF e clube não poderia ser punido. Agora CBF vai ter que rever seus procedimentos porque errar já na primeira rodada compromete muito a credibilidade futura dos testes
— Rodrigo Mattos (@_rodrigomattos_) August 9, 2020
Esse foi só o primeiro episódio de jogo suspenso no Brasileirão (na primeira rodada). Imagina como não vai ser daqui pra frente com jogadores se enfrentando de diferentes regiões do país… Pensa que todos esses jogos serão remarcados. O calendário vai colapsar.
— Eduardo Rodrigues (@eroliveira_) August 9, 2020
O momento em que o São Paulo deixou o gramado sem jogar. Goiás, com 10 jogadores contaminados por Covid-19, não foi a campo. Um dos capítulos mais bizarros da história do futebol brasileiro. Descaso e demora na tomada de decisão das autoridades competentes #trserrinha pic.twitter.com/CNocpgBdV3
— Marcelo Hazan (@Marcelo_Hazan) August 9, 2020
https://twitter.com/AndreHenning/status/1292540773968367618
Posicionamento da CBF
Depois da partida ser adiada, com os times já fora de campo, a entidade emitiu um comunicado dizendo que tinha suspendido o jogo.
CBF suspende partida entre Goiás e São Paulo válida pela primeira rodada do Campeonato Brasileiro da Série A.
— CBF – Imprensa (@cbf_imprensa) August 9, 2020