FIFA libera datas para competições da Conmebol

A Fifa deu sinal positivo à Conmebol para que as Eliminatórias sul-americanas para a Copa do Mundo do Qatar-2022 comecem apenas em setembro

A entidade sul-americana fez um pedido formal para prolongar o início das Eliminatórias, porque pretende usar as datas Fifa reservadas para o início de junho para repor as partidas atrasadas da Libertadores. Isso, claro, se o surto do novo coronavírus já estiver controlado.

A primeira rodada das Eliminatórias estava marcada para o fim de março, quando o Brasil receberia a Bolívia no Recife, dia 27, e depois visitaria o Peru no dia 31. Por causa da pandemia do Covid-19 as partidas foram adiadas, sem data, e inicialmente ficou combinado que se tentaria jogar no início de junho, quando há uma data Fifa reservada para amistosos no período pré-Copa América.

O torneio continental de seleções foi adiado também por causa do novo coronavírus e remarcado para junho e julho de 2021 na sede conjunta de Argentina e Colômbia. Com esse vácuo a Fifa gostaria que a primeira rodada das Eliminatórias ocorresse em junho, para não atrapalhar o calendário, mas a Conmebol fez outra proposta, a de setembro, por dois motivos:

1) Especialistas avaliam que em junho talvez o surto de coronavírus ainda não esteja totalmente controlado, principalmente para deslocamento entre continentes, e um segundo adiamento fosse necessário;

2) Caso se possa jogar futebol daqui a dois meses e meio, a Conmebol sabe que vai precisar de datas para conseguir concluir a Libertadores em 21 de novembro, na final única do Rio, como pretende. E junho e julho serão os meses usados para isso.

Até o momento a Conmebol cancelou três rodadas da Libertadores, uma de março e duas de abril. O presidente da confederação sul-americana, Alejandro Dominguez, gostaria de voltar a jogar na semana de 6 de maio, mas é provável que este período, reservado inicialmente para a última rodada da fase de grupos, também seja cancelado. Portanto faltariam 10 datas para se concluir a competição até a semifinal e isso precisa ser feito antes de 21 de novembro;

A Confederação Sul-Americana de Futebol não trabalha com a hipótese de não concluir a Libertadores ou a Sul-Americana – essa última depende do fim da fase de grupos da primeira porque os terceiros colocados das chaves migram de campeonato. 

Fonte: UOL
Foto: Divulgação

Leave your vote

Forgot password?

Enter your account data and we will send you a link to reset your password.

Your password reset link appears to be invalid or expired.

Log in

Privacy Policy

Add to Collection

No Collections

Here you'll find all collections you've created before.