Fasson treina em clube do Chile, mesmo em litígio com São Paulo

Ex-Made in Cotia agora joga no La Serena, do Chile, porém o São Paulo contesta a saída, pois entende que seu contrato válido até junho de 2021 está ativo

O zagueiro Lucas Fasson iniciou treinamentos no La Serena, da primeira divisão do Chile. Em meio ao litígio com o São Paulo, o atleta acertou com seu novo clube, viajou e começou a trabalhar. 

O jornal chileno “El Día” publicou a imagem em sua edição deste domingo e confirmou o início dos treinos de Fasson. A ideia é inscrevê-lo no Campeonato Chileno na vaga de um outro zagueiro que lesionou o ligamento cruzado do joelho e ficará mais de seis meses afastado.

Jornal chileno El Día mostra Fasson, ex-São Paulo, treinando no La Serena — Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

O Tricolor contesta a saída, pois entende que seu contrato válido até junho de 2021 está ativo, e notificou que cobrará do La Serena e o próprio jogador a multa rescisória do vínculo, de 40 milhões de euros (R$ 244 milhões).

Na visão do São Paulo, trata-se de uma transferência para um “clube ponte”, no qual o jogador fica por um período de tempo e depois vai para outro time. Seria um mecanismo para conseguir na Fifa a liberação do seu contrato.

Na Justiça, o São Paulo pede que o contrato de trabalho de Fasson seja reconhecido como ativo, baseado na legislação nacional, e também cobra uma multa por entender que o jogador assinou contrato com outro clube sem poder.

O CASO 

Fasson notificou o São Paulo com um pedido de rescisão unilateral do contrato, mas o Tricolor considera ativo o vínculo válido até junho de 2021.

O São Paulo aponta que a CBF negou ceder à federação chilena de futebol o Certificado de Transferência Internacional (ITC, na sigla em inglês) de Lucas Fasson para registro no La Serena. O Tricolor informou que há um litígio no caso.

Com um terceiro internacional interessado, a Fifa poderá entrar no caso para resolver a disputa. Em tese, esse cenário é favorável a Fasson, que se baseia no regulamento da entidade para rescindir com o São Paulo.

Fasson entende ter direito a sair livre porque cumpriu três anos do seu primeiro contrato profissional. Ele se baseia em regulamento da Fifa de que jogadores menores de 18 anos não podem assinar vínculos superiores a três temporadas – o dele tinha quatro anos de duração.

A entrada do La Serena na disputa por Fasson pode repetir o cenário de “clube ponte” do caso Bissoli. Ele saiu do São Paulo para um time da segunda divisão do Paraguai e depois foi ao Athlético-PR.

O Barcelona foi um dos clubes europeus notificados pelo São Paulo sobre Fasson, em junho. O Tricolor informou que, se houvesse acerto com o jogador, iria exigir o pagamento da multa rescisória.

Convocado para retornar aos treinos com o time sub-20 do São Paulo, Fasson não voltou mais a treinar no CT da base, em Cotia.

Fonte: Globoesporte.com
Foto: Érico Leonan / saopaulofc.net

Leave your vote

Forgot password?

Enter your account data and we will send you a link to reset your password.

Your password reset link appears to be invalid or expired.

Log in

Privacy Policy

Add to Collection

No Collections

Here you'll find all collections you've created before.