Ex-jogador comparado a Beckenbauer se aposentou após acidente e hoje vende perfumes
Chamado de “Blackenbauer” por torcedores, João Filipe, de 35 anos, deixou Tricolor de maneira inusitada, parou cedo e mudou de ramo
João Filipe viveu uma carreira nada comum. Da ascensão rápida e comparação ao ídolo alemão Franz Beckenbauer nos tempos de São Paulo à aposentadoria precoce em virtude de um acidente de moto que interrompeu a carreira em 2017. Aos 35 anos, vive com o conforto adquirido nos tempos de jogador, especialmente no Tricolor, e mudou totalmente de ramo: hoje vende roupas e perfumes.
A passagem pelo São Paulo está entre as mais marcantes de sua carreira , que também atuou por Botafogo e Fluminense. Foi no Morumbis que veio o apelido “Blackenbauer”, nascido depois de bom início com a camisa do Tricolor e em alusão ao ex-zagueiro e técnico alemão Franz Beckenbauer, que morreu em janeiro de 2024. As lembranças até hoje estão na memória.
– Foi uma coisa diferente. Beckenbauer foi um dos maiores zagueiros da história e era demais ser comparado a ele. Comecei a estudar sobre a história dele, perguntei para o meu pai. Vi os lances e fiquei muito feliz pela comparação – comentou João Filipe.
A comparação ao lendário jogador alemão veio depois de um início que João descreve como “avassalador”. Emprestado pelo Botafogo ao São Paulo em 2011, o zagueiro rapidamente conquistou espaço no time de Adilson Batista e convenceu o clube a comprá-lo.
Ao mesmo tempo em que ganhou espaço em campo, João Filipe viveu algumas das experiências mais marcantes da carreira. Dividir o vestiário com nomes como Luis Fabiano e Lucas está entre as memórias mais doces da trajetória como jogador, que terminou em 2017.
O zagueiro acabou dispensado de uma maneira incomum ao lado de Cañete, Wallyson, Fabrício, Cortez, Luiz Eduardo e Henrique Miranda. Após a eliminação na Libertadores de 2013, o então presidente são-paulino Juvenal Juvêncio anunciou a saída do grupo em uma entrevista.
Hoje, aos 35 anos, João Filipe mora no Rio de Janeiro depois de se aposentar em 2017, em virtude de um acidente de moto. – Estou bem e recuperado de tudo. Tive que aprender a fazer outras coisas, já que não consegui retornar. Estou investindo agora em roupas e em uma loja de perfume.
Foto: Alex Silva/Divulgação/SPFC
Fonte: Globo Esporte
Não perca nada sobre nosso São Paulo FC!
Siga o SPFC Notícias em nossas redes sociais: Instagram | Twitter | Facebook | Threads | Whatsapp