Esta não é uma notícia sobre o Tricolor, mas importa ao mundo do futebol

O que é “snus”? Conheça o produto que tem deixado jogadores da Premier League viciados

Feito de tabaco e de venda ilegal na União Europeia, o snus é consumido por vários jogadores do Campeonato Inglês, inclusive no banco de reservas: “Pessoal usa muito”, conta atleta.

A liga de futebol mais rica do mundo se vê diante de uma questão séria de saúde pública: epidemia de “snus”. Jogadores da Premier League são flagrados usando esse produto até mesmo no banco de reservas, apesar dos malefícios para a saúde — brechas na legislação têm permitido isso. E pesquisadores reconhecem que o problema está crescendo.

O snus é um produto que contém nicotina, sem fumaça, feito de tabaco. A versão sem tabaco, chamada “bolsa de nicotina” também costuma ser mencionada incorretamente como snus por alguns usuários. A pessoa coloca a peça entre o lábio superior da boca e a linha das gengivas. Não é o mesmo que mascar tabaco: o snus é úmido, pó solto ou pré-embalado, costuma vir em sachês e pode trazer sabores diferentes.

— É um produto que tem nicotina, uma das drogas mais potentes, que atinge o sistema nervoso central mais rapidamente. A nicotina causa dependência. Ela pode causar doenças também cardiovasculares, problemas para gravidez e parto. O snus tem uma série de componentes tóxicos, substâncias cancerígenas — explicou Aline de Mesquita Carvalho, tecnologista da Divisão de Controle do Tabagismo e Outros Fatores de Risco (CONPREV) do Instituto Nacional de Câncer (INCA).

A venda do snus com tabaco é ilegal na União Europeia — exceto na Suécia — e no Reino Unido. Mas o seu consumo não é proibido. É fácil achar sites ingleses oferecendo vários tipos e quantidades da mercadoria, que pode partir de 20 unidades em saquinhos por 5 libras (R$ 32).

A quantidade de nicotina presente num saquinho de snus é comparável a um cigarro (15mg por produto), de acordo com estudo publicado na revista Biology of Sport (Biologia do Esporte). Porém, leva a uma concentração maior de nicotina no plasma do sangue.

Pessoas próximas a jogadores brasileiros que fazem parte da Premier League, comentaram em anonimato que o uso do produto é comum em vestiários e até no banco de reservas. E não “só na Inglaterra, mas em toda a Europa”.

 O uso do snus influencia até na parte cognitiva. Para nós, é ruim para a imagem do atleta, o comportamento dele. Isso gera dependência química. Afeta a preparação mental, o marketing fora de campo. Infelizmente, é muito normal entre os jovens atletas.


Foto: Getty Images
Fonte: Globo Esporte

Não perca nada sobre nosso São Paulo FC!
Siga o SPFC Notícias em nossas redes sociais: Instagram Twitter Facebook | Threads | Whatsapp


Leave your vote

Forgot password?

Enter your account data and we will send you a link to reset your password.

Your password reset link appears to be invalid or expired.

Log in

Privacy Policy

Add to Collection

No Collections

Here you'll find all collections you've created before.