Veja abaixo uma lista de curiosidades e detalhes da conquista emocionante do Tricolor no Campeonato Brasileiro de 1986
– Apesar de ter sido válida pela final do Campeonato Brasileiro de 1986, a partida entre Guarani e São Paulo foi disputada no dia 25 de fevereiro de 1987.
– Pepe era o técnico do São Paulo na conquista do Brasileiro 1986. Curiosamente, a partida do título aconteceu no aniversário de 52 anos do comandante.
– O Guarani era o favorito na final do Brasileirão de 1986. A equipe de Campinas tinha melhor a melhor campanha da competição e decidiria em casa.
– A partida de ida da decisão foi realizada no dia 22 de fevereiro de 1987 e terminou em 1 a 1. Evair abriu o placar para o Guarani e Careca empatou.
– No Brinco de Ouro da Princesa, o Guarani abriu o placar com um gol contra de Nelsinho. Bernardo empatou de cabeça e levou o jogo para a prorrogação. Pita virou para o São Paulo, mas Marco Antônio Boiadeiro deixou tudo igual novamente. João Paulo colocou o clube de Campinas em vantagem mais uma vez, mas Careca marcou nos acréscimos e levou a decisão para os pênaltis.
– Nas penalidades máximas, Tosin, Waldir Carioca e Evair fizeram para o Guarani, porém Boadeiro e João Paulo perderam. Careca também desperdiçou, mas Darío Pereyra, Rômulo, Fonseca e Wagner Basílio converteram e o São Paulo se sagrou campeão.
– A campanha do título tricolor foi de 17 vitórias, 13 empates e apenas quatro derrotas, um aproveitamento de 62,7%.
– Principal nome na conquista do São Paulo, Careca foi o artilheiro do Campeonato Brasileiro de 1986, com 25 gols, e foi eleito o melhor jogador da competição pela Revista Placar.
– A Revista Placar também elegeu Gilmar Rinaldi, arqueiro do São Paulo, como o melhor goleiro do Brasileirão.