26/04 – Dia do goleiro
Nesse texto, vamos falar sobre a cruel posição que é ser goleiro e abordar nossos guarda metas
Hoje é o dia daquele que fica no último vagão do trem, do que se veste diferente do time todo, que as vezes, até de calça joga, isso quando não usa aqueles bonés ridículos, ou até mesmo, entra com o rosto pintado, pronto pra uma guerra, como um soldado querendo se camuflar (quem não lembra do gigante Zetti assim na final histórica contra o Milan?).
Mas eu gostaria de deixar as homenagens por aqui, afinal de contas, seria redundante falar das tantas e tantas alegrias e das milhares de vezes que Waldir Peres, Zetti, Gilmar e Rogério nos fizeram vibrar com suas fantásticas defesas e, no caso do M1TO, também com gols.
Queria que a coluna deste dia do goleiro, fosse uma reflexão pra nós são-paulinos, que desde o final de 2015, ainda não encontramos um goleiro, goleiro, nada contra os 3 goleiros do atual elenco, mas…ah, o mas….e por isso, tomei a liberade de dar a minha opinião sobre nossos guarda-metas….
Sidão, ao meu ver, sentiu o peso de nossa camisa, que além de entortar varal, parece que entortou sua coluna, é um bom goleiro sim, mas sentiu os primeiros jogos e o peso de “chegar pra resolver”, espero que esse período de treinos e a volta gradual a ser relacionado aos jogos possa lhe fazer bem e lhe traga confiança para quando for exigido em um jogo ou outro, pra mim, um bom reserva.
Dênis, ah, Dênis….Eu juro que confiava nele, aquela estreia no Canindé, substituindo o M1TO, as partidas seguintes, eu acreditava que estávamos bem servidos de goleiro no período pós Ceni. Cheguei até em alguns momentos (poucos, é verdade) concordar com a esposa dele, que escrevia tanto nas suas redes sociais pedindo uma chance ao arqueiro que aspirava ser titular do tricolor. A pressão era enorme, comparo o período do tricolor ao do Palmeiras, quando perdeu o goleiro Marcos…quantos longos anos eles também ficaram sem encontrar um goleiro que resolvesse dentro de campo?
Mesmo assim, acredito que ele já teve suas chances, tanto em 2016, como neste início de 2017…para a sua carreira, acredito que ele deveria buscar novos ares.
Pra mim, com a volta do Sidão, disputaria a vaga de terceiro goleiro com Lucas Perri.
Renan, o “xodó” da torcida, nem tanto por mérito, que apesar da fantástica – mas única – atuação contra o Ituano, conseguiu a vaga de titular, mas por carência de alguém que domine a posição. Mesmo assim, acho que seja o mais goleiro de todos. O vendo lá das arquibancadas, me traz a sensação que é o goleiro que a zaga tem maior confiança (vish, nossa zaga…deixa pro dia do zagueiro, vai), pelo menos tem “pinta” de goleiro, sabe?
Acho que este é o ano para o nosso Mais Querido se definir em relação aos nossos arqueiros, vamos acompanhar e torcer para que o Renan faça um grande Brasileirão e tome conta da área, afinal, naquele espaço, que nem terra nasce, já nasceram, Zetti, Waldir, Gilmar, Rogério….
É isso! Para os goleiros, e para o Dênis, um feliz dia do goleiro.
FOTO: Divulgação