Veja o que mudou no São Paulo desde o vexame contra o Mirassol

Quando a pandemia de Covid-19 paralisou o Campeonato Paulista, em março, o São Paulo já estava classificado para as quartas de final da competição e era ado como favoritos por comentaristas, porém, o Mirassol enterrou o sonho de o Tricolor conquistar o Paulistão após 15 anos.

A derrota por 3 a 2 para o time do interior, surpreendeu, gerou frustração, acarretou mudanças no elenco, e teve muitos protestos sobre a comissão técnica e a direção de futebol.

Neste domingo, o São Paulo encara o Corinthians no Morumbi, às 11h, pela sexta rodada do Brasileiro, naquele que é o momento de maior tranquilidade da equipe desde a vexatória eliminação, visto que o Tricolor vem de duas vitórias seguidas e o melhor, sem sofrer gols.

Com isso, o São Paulo subiu 10 posições. Saiu da 13ª para a terceira colocação da tabela, ainda que o desempenho seja irregular.

Protestos

Os protestos da torcida começaram pouco depois da eliminação para o Mirassol, quando um grupo foi ao CT da Barra Funda e vandalizou a entrada do local.

O elenco se refugiou em Cotia nos dias seguintes em preparação para o Campeonato Brasileiro. Mas não houve sossego. Torcedores foram ao CT que geralmente recebe atletas da base e atiraram rojões. Houve dano a carros e ao hotel onde os jogadores se hospedam.

Torcedores também se reuniram no aeroporto de Guarulhos, de onde o time embarcou para o jogo contra o Goiás, que acabou adiado. Depois, um grupo grande protestou em frente ao Morumbi pouco antes da partida contra o Bahia. As faixas foram mantidas no estádio contra o Athletico.

Os alvos têm sido, principalmente, o técnico Fernando Diniz, o presidente Carlos Augusto de Barros e Silva, o gerente de futebol Alexandre Pássaro e o diretor Raí.

Os resultados apareceram: duas vitórias consecutivas, sobre Sport e Athletico, ambas por 1 a 0, e a terceira posição no Brasileiro, com 10 pontos.

Chegadas e saídas

O primeiro a deixar o Tricolor foi o zagueiro Anderson Martins. Em seguida (após perder espaço no time titular), foi a vez de Alexandre Pato deixar o São Paulo. O jogador, que perdeu lugar no time mas ainda tinha crédito com a torcida, rescindiu contrato com o clube pouco mais de um ano depois de voltar ao Morumbi.

Pouco antes de Pato, porém, outro jogador caro e pouco utilizado por Fernando Diniz deixou o Morumbi. Everton, foi envolvido em uma troca com o Grêmio, que mandou para o São Paulo o atacante Luciano. 

Se a pressão foi amenizada pelas vitórias recentes, Diniz não teve menos trabalho nesses dias que antecedem o clássico contra o Corinthians. O técnico terá que fazer mudanças importantes no time por causa de desfalques. Dois são certos: Reinaldo está suspenso, e Daniel Alves sofreu uma fratura no braço, sem previsão de volta.

Para o lugar do primeiro, Léo é a opção. Ele pode voltar à lateral, o que abriria chance para o retorno de Bruno Alves ou Arboleda à equipe titular.

A vaga de Daniel Alves tem mais candidatos: Luan, Liziero, Igor Gomes e Hernanes podem jogar, a depender de como Diniz decidirá montar a equipe, se mais cautelosa ou mais ofensiva.

Por fim, também há dúvidas no ataque. Luciano sente dores musculares desde a partida contra o Athletico. Ele participou de parte do treino da última sexta. Vitor Bueno também tem problemas físicos e corre o risco de não jogar. Paulinho Bóia e Helinho estão de prontidão caso os titulares fiquem fora.

A escalação do São Paulo, ainda cheia de incertezas, pode ser a seguinte: Tiago Volpi, Igor Vinicius, Diego, Arboleda (Bruno Alves) e Léo; Tchê Tchê, Hernanes (Luan, Igor Gomes ou Liziero), Gabriel Sara e Vitor Bueno (Paulinho Bóia ou Helinho); Luciano (Paulinho Bóia) e Pablo.

O Premiere transmite ao vivo o Majestoso, com Everaldo Marques, Maurício Noriega e Ricardinho. O ge acompanha em Tempo Real com vídeos exclusivos de gols e lances.

Leave your vote

Forgot password?

Enter your account data and we will send you a link to reset your password.

Your password reset link appears to be invalid or expired.

Log in

Privacy Policy

Add to Collection

No Collections

Here you'll find all collections you've created before.