Vai pegar fogo! São Paulo fará até 38 graus durante a final da Copa do Brasil

RENATO S. CERQUEIRA/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO

Fim de semana pode registrar dia mais quente da história na capital paulista e especialista cita cuidados

Um componente extra promete deixar a final da Copa do Brasil ainda mais quente — literalmente. No domingo (24), quando São Paulo e Flamengo subirem no gramado do Morumbi para disputar o segundo jogo da decisão da competição nacional, os termômetros podem atingir 38 graus.

Você precisa saber:

  • Segundo a Defesa Civil, a cidade pode registrar o dia mais quente da sua história
  • Se der os 38º (ou mais), vai quebrar o recorde de 37,8 graus, em 2014
  • Na decisão, o São Paulo joga por um empate para ficar com a taça de campeão

Sob estas condições, o Flamengo vai precisar suar muito a camisa se quiser ficar com o título. Isso porque o São Paulo precisa de apenas um empate para ficar com o troféu inédito da competição. O time paulista venceu por 1 a 0 o confronto de ida, no Maracanã, com gol de Calleri. Na ocasião, o Rio registrou um calor de 32 graus e o árbitro gaúcho Anderson Daronco fez uma parada técnica no primeiro tempo para os atletas se hidratarem. A pausa não é obrigatória e fica a critério do árbitro, mas pode ser essencial para o corpo manter o metabolismo.

Segundo a Dra. Karina Hatano, médica do esporte do Espaço Einstein, do Hospital Albert Einstein, a prática de atividades físicas em temperaturas elevadas pode ser prejudicial à saúde, podendo causar desidratação severa, insolação, cãibra, fadiga e arritmia — esta última podendo causar até mesmo uma parada cardíaca.

Como é feita a hidratação?

Segundo a especialista, os atletas devem consumir cerca de 500ml de água pelo menos duas horas antes da partida. Depois, de 150ml a 200ml a cada 30 minutos, e mais 500ml ao fim da atividade física para repor o líquido perdido na transpiração. Durante uma partida de futebol, os atletas são abastecidos por membros da delegação com copos e garrafas de água e bebidas isotônicas.

Outra preocupação para a decisão de domingo é a baixa umidade do ar. A médica explica o tempo seco dificulta o trabalho do organismo na regulagem da temperatura corporal. O forte calor também poderá ser sentido nas arquibancadas do Morumbi, e crianças, idosos e pessoas com doenças crônicas são as que devem tomar mais cuidado e a hidratação é recomendada a cada 30 minutos.

Fonte: Terra
FotoRENATO S. CERQUEIRA/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO

Siga o SPFC Notícias nas redes sociais: Facebook – Instagram – Twitter (X)

Leave your vote

Forgot password?

Enter your account data and we will send you a link to reset your password.

Your password reset link appears to be invalid or expired.

Log in

Privacy Policy

Add to Collection

No Collections

Here you'll find all collections you've created before.