Três técnicos na mira Tricolor

Muito se especula sobre quem será o novo técnico do São Paulo. Com isso, pipocam listas e listas; no entanto, o que apurei, é que no momento, com o euro próximo dos R$ 7,00, o que afasta o sonho de um treinador da Europa, a nova diretoria estabeleceu conversas com três conhecidos do mercado sul-americano: Diego Aguirre, Miguel Ángel Ramírez e Guilhermo Schelotto.

Pode-se dizer que, hoje, configurariam dentre os mais próximos de um acerto, no entanto, contratação de técnico envolve muitas variáveis de acordo com as mudanças do mercado, empresários oferecendo e oportunidades que surgem de última hora.

AGUIRRE

Diego Aguirre, 55 anos, está livre no mercado depois de rescindir, em novembro de 2020, o contrato com o Al RAyyan, do Catar, em novembro de 2020. Aguirre comandou o São Paulo em 2018, chegando a liderar por oito rodadas a equipe no Brasileirão, até enfrentar problemas nos vestiários, consequente queda de rendimento, o que levou à demissão na reta final do campeonato.

O uruguaio conta com o apoio da torcida Tricolor, pois conseguiu liderar o Brasileirão com uma equipe muito inferior ao elenco atual. Além da posição na tabela, em sua passagem, conseguiu resolver um problema permanente, que era o de uma equipe sem alma, indiferente às derrotas e até mesmo às vitórias.

Com elenco com muitas limitações técnicas, armou o São Paulo de forma mais convencional e assim “arrancou” boas posições com base na raça e no comprometimento.

Pesam a favor de Aguirre o fato de ter sido jogador do São Paulo, é um técnico considerado “cascudo”, conhece bem a Libertadores da América e, sobretudo, o ambiente conturbado e tenso do São Paulo, que não vence um título há 8 anos.

Suas conquistas como técnico são:

Peñarol: Campeonato Uruguaio: 2003, 2009–10.

Al-Rayyan: Copa do Emir de Qatar: 2013, Copa Príncipe da Coroa do Catar: 2012 e Copa Sheik Jassem: 2012, 2013.

Internacional: Campeonato Gaúcho 2015

Atlético Mineiro: Florida Cup 2016

Vale menção o vice-campeonato da Libertadores em 2011, quando perdeu a final para o Santos.

MIGUEL ÁNGEL RAMÍREZ

Com apenas 36 anos é o técnico objeto de desejo entre os principais clubes sul-americanos. Alcançou prestígio apresentando um futebol envolvente e ofensivo no equatoriano Independiente del Valle, que conquistou a Copa Sul-Americana 2019, aliás, único – mas não menos importante – título em seu currículo.

A diretoria do São Paulo tem preferência por Ángel Ramírez, mas o empecilho é um acordo verbal com Internacional de Porto Alegre, atual líder do Brasileirão, que após a saída de Coudet chamou o ídolo Abel Braga como tampão até a chegada da promessa espanhola.

O problema é que o veterano Abel tem o título do Brasileirão 2020 nas mãos e o Inter, com isso, agora também segura um problema: como demitir um ídolo que pode tirar o Colorado de uma fila de 41 anos?

O São Paulo, que ainda sonha com o título, mesmo com as remotas possibilidades, aguarda o desenrolar do Brasileiro para ver definida a posição entre Inter e Àngel.

O que pesa contra o espanhol é a pouca experiência e não conhecer a realidade do futebol brasileiro. Ademais, comandar o São Paulo, que vive um turbilhão futebol e político, não permite margens para jovens treinadores.

GUILHERMO SCHELOTTO

O São Paulo “entrevistou” (novo termo da moda) o argentino Schelotto, que está sem clube desde sua saída do americano LA Galaxy. Não tão jovem quanto Ángel, aos 47 anos, apareceu no radar tricolor por já ter treinado o Boca Juniors e conquistado dois títulos nas temporadas 2016-17 e 2017-18.

Antes, em 2013, conseguiu a proeza de conquistar a Copa Sul-Americana 2013 comandando o Lanús.

Pesa a favor conhecer bem o futebol sul-americano, ainda mais com o São Paulo acumulando vexames na Libertadores e na Copa Sul-Americana. Em contrapartida, não conhece a realidade do futebol e calendário brasileiro. É outro nome que suscita a dúvida se teria estofo para aguentar a pressão Tricolor.

Leave your vote

Forgot password?

Enter your account data and we will send you a link to reset your password.

Your password reset link appears to be invalid or expired.

Log in

Privacy Policy

Add to Collection

No Collections

Here you'll find all collections you've created before.