Temporada do NBB 2019/2020 está oficialmente encerrada

Com o encerramento anunciado, o NBB ficará pela primeira vez em 12 edições sem ter um campeão

A temporada 2019/2020 do NBB está oficialmente encerrada. A decisão foi divulgada pela Liga Nacional de Basquete (LNB) e teve como base a situação atual do país no combate ao novo coronavírus.

Por meio de videoconferência, representantes da entidade e dos 16 clubes participantes concordaram em assembléia que não há mais possibilidade de retomar a competição a tempo e com todas as medidas se segurança necessárias. Na votação, os times foram unânimes na escolha pelo encerramento. As partidas estavam suspensas desde o dia 15 de março.

Para chegar ao cancelamento definitivo, uma equipe de trabalhado formada pela LNB apresentou nas últimas duas semanas relatórios detalhados para um possível reinício do NBB. Além de questões econômicas, logísticas e estratégicas, também foram pontuadas medidas de saúde e preservação da integridade física dos atletas. Entre elas, um período de, pelo menos, 40 dias de preparação antes dos jogos, e a possibilidade de testagem em massa e isolamento de todos os envolvidos na organização.

Apesar das possibilidades apresentadas, a maioria dos clubes avaliou que as condições ainda não são favoráveis, especialmente porque cada estado se encontra num momento diferente de combate à pandemia, o que inviabilizaria os treinamentos e colocaria em risco a saúde dos envolvidos.

Também ficou decidido na assembléia que a classificação final da fase regular da temporada será mantida para definir, somente, quais equipes irão representar o Brasil nas competições internacionais na próxima temporada. Flamengo, Franca, São Paulo e Minas eram os líderes antes do encerramento. Tanto Baskteball Champions League Americas quanto a Liga Sul-Americana ainda não definiram seus regulamentos para a definição oficial de quantos times brasileiros serão convidados para cada disputa.

Além de Flamengo, Franca, São Paulo e Minas, os quatro melhores na fase regular do campeonato, Mogi, Pinheiros, Corinthians, Botafogo, Rio Claro, Unifacisa, Paulistano e Bauru (que desistiu da disputa) também estavam classificados para a fase de playoffs. Brasília, São José, Basquete Cearense e Pato Basquete estavam eliminados e já tinham encerrado a temporada.

Foto: Divulgação
Fonte: Globoesporte.com