Temporada de 2020 no Brasil pode se estender até 2021

CBF mais uma vez ri na cara do São Paulo

Esta semana haverá diversas reuniões entre dirigentes e federações para traçar um rumo ao calendário do futebol brasileiro 

Presidentes das federações, preocupados com possíveis prejuízos, não querem sequer ouvir a possibilidade de que os campeonatos sejam cancelados definitivamente, sem a definição de um campeão. Essa possibilidade não está na mesa, ainda, mas pode ser elaborada caso as paralisações superem os 15 dias.

Hoje a sugestão é que as federações que consigam adaptar seus regulamentos para diminuírem datas, que o façam. Em São Paulo, por exemplo, restam seis datas para o fim da competição, duas da primeira fase, uma das quartas, outra da semi e duas para a final. Se poderia, por exemplo, ganhar uma data ao transformar a decisão em partida única.

A ideia neste momento é não atrasar o início do Brasileiro, marcado para o início de maio, claro caso o surto não piore e fique meses sem futebol. Por isso os Estaduais, caso não sejam cancelados definitivamente, teriam que se encaixar pelo resto da temporada.

É possível? É, com algumas condições. O futebol teria que avançar por dezembro, o que implicaria nas férias dos jogadores e no início da temporada 2021. Os Estaduais, portanto, talvez sejam até mais sacrificados no ano que vem do que em 2020.

Estender o futebol por dezembro, e talvez até janeiro de 2021, é algo bem palpável também porque torneios como a Libertadores e a Sul-Americana, que implicam em longos deslocamentos de delegações e torcedores, só devem voltar a ser disputados no segundo semestre. Está é a posição mais otimista dentro da Conmebol (Confederação Sul-Americana de Futebol).

Os clubes terão poder de decisão. No Ceará, por exemplo, o presidente do Ceará, Robinson de Castro, acha que o Estadual, por não se precisar viajar, não deve parar para não prejudicar o calendário — uma reunião na quarta (18) deve resolver algo por lá e portões fechados está na pauta.

Foto: Lucas Figueiredo – CBF

Leave your vote

Forgot password?

Enter your account data and we will send you a link to reset your password.

Your password reset link appears to be invalid or expired.

Log in

Privacy Policy

Add to Collection

No Collections

Here you'll find all collections you've created before.