Talento perdido para lesões, lua de mel no São Paulo e futuro em seleção: como é Zubeldía pelos olhos de quem o conhece de perto
A história de vida de Luis Zubeldía é uma verdadeira demonstração de perseverança e determinação, o que pode explicar a rápida transformação que o treinador promoveu ao futebol do São Paulo. Nesta quinta-feira (23), ele faz apenas seu 8º jogo pelo Tricolor e tenta carimbar a vaga nas oitavas de final da Copa do Brasil, contra o Águia de Marabá, às 21h30 (de Brasília), no Morumbis.
Com apenas 23 anos, o argentino precisou encerrar a promissora carreira de jogador de futebol devido a uma sequência de lesões, mas sua paixão pelo esporte fez com que ele não desistisse.
Sem possibilidade de seguir com a bola nos pés, Zubeldía começou a estudar para se tornar jornalista esportivo, mas a ideia durou pouquíssimo tempo, já que ele foi convidado pelo Lanús para ser auxiliar-técnico ao lado de Ramón Cabrero.
Após a saída de Cabrero, Zubeldía assumiu o cargo de técnico do Lanús, tornando-se o mais jovem da história da primeira divisão argentina, aos 27 anos. No final de 2010, ele deixou o país rumo ao Barcelona de Guayaquil, onde ficou por apenas um ano.
Em 2013, retornou à Argentina para treinar o Racing por duas temporadas. A carreira seguiu com passagens por LDU, Santos Laguna, Independiente Medellín, Alavés e Cerro Porteño.
Uma década depois da primeira passagem, Zubeldía acertou o seu retorno ao Lanús, onde trabalhou até 2021. No ano seguinte, voltou a treinar também uma ex-equipe: a LDU, onde conquistou os primeiros títulos da carreira. Foi campeão equatoriano e também da CONMEBOL Sul-Americana, campanha em que passou pelo São Paulo, equipe que viria a assumir em abril de 2024.
Mesmo sendo um técnico jovem, de apenas 43 anos, Zubeldía passou por diferentes clubes, conheceu culturas diversas pelo futebol da América Latina e, consequentemente, desenvolveu um estilo próprio de dirigir suas equipes.
“Se Zubeldía tiver tempo para trabalhar, vai promover muitos jovens que hoje não jogam no time titular e a curto prazo o São Paulo terá o melhor elenco. Não sei se terá os melhores jogadores, mas o melhor elenco será do São Paulo“.
Foto: Fernando Torres/AGIF
Fonte: ESPN
Não perca nada sobre nosso São Paulo FC!
Siga o SPFC Notícias em nossas redes sociais: Instagram | Twitter | Facebook | Threads | Whatsapp