São Paulo ainda monitora David Neres; entenda a situação

Após o diretor de futebol do São Paulo, Carlos Belmonte, afirmar que tinha feito contato com representantes de David Neres na semana passada, o clube recuou, mas manteve portas abertas para uma negociação no futuro. Neres, tem contrato com o Shaktar, e é um dos jogadores brasileiros que estava na Ucrânia na semana passada, quando foi inicia a invasão russa ao país.

Ao contrário de alguns colegas, como Pedrinho e Maycon, que prontamente voltaram ao Brasil, Neres deixou Kiev e inicialmente ficou na Europa, em segurança, com a família da esposa, que é alemã. Nesta quarta-feira, ele chegou a São Paulo.

As declarações de Belmonte foram feitas na quinta-feira, no mesmo dia em que o presidente russo Vladimir Putin ordenou o ataque. Naquele momento, Neres estava em um bunker na capital ucraniana com outros brasileiros, com crianças e mulheres. Nas redes sociais, o grupo expunha situação difícil, pedia ajuda e demonstrava temor com as horas seguintes.

“No momento em que surge isso (a invasão da Rússia à Ucrânia), o Rui Costa me liga e diz: “Cara, vamos procurar o empresário para fazer uma conversa”. O Rui fez esse movimento. A gente sabe que é muito difícil, mas se ele quiser voltar, as portas estarão abertas – disse Belmonte na ocasião.

O presidente do São Paulo, Julio Casares, porém, adotou tom mais político para tratar do assunto.

“Eu só fui solidário a eles (jogadores brasileiros na Ucrânia). Solicitei medidas do Governo. Atletas estão vivendo ainda sob um trauma grande. Respeitamos e não falamos de negócios nesse momento”, escreveu ele em mensagem ao ge.

Na última semana, antes que os atletas deixassem a Ucrânia, o São Paulo enviou ofício ao Itamaraty cobrando um plano de resgate e se colocado à disposição para prestar assistência.

O São Paulo, porém, continua acompanhando a situação de Neres. Com os ataques russos, o campeonato ucraniano foi suspenso, e os jogadores se dispersaram.

Os contratos com os clubes ucranianos continuam válidos. Qualquer acordo dependerá de uma negociação com as agremiações.

Por enquanto, a Fifa não se manifestou sobre a situação desses atletas – as principais janelas de transferências na Europa já foram fechadas, enquanto no Brasil é possível registrar novos atletas até 12 de abril.

Em postagem no Instagram, já fora da zona de guerra, Neres também se esquivou sobre transferências:

“Graças a Deus, estamos em segurança com nossa família, e quando tudo passar resolveremos nossa situação, que hoje não tem importância nenhuma diante da guerra que presenciamos lá”, escreveu o jogador.

Neres foi formado em Cotia, mas deixou o São Paulo com 19 anos, em 2016, a caminho do Ajax. O atacante defendeu o time holandês até janeiro, quando foi vendido ao Shaktar. Ele não teve tempo de estrear no clube ucraniano, já que o torneio local estava paralisado pelo inverno antes de ser suspenso por causa da guerra.

  • Seria bom ter David Neres novamente no São Paulo?

    • Claro
    • Acho que não

Forgot password?

Enter your account data and we will send you a link to reset your password.

Your password reset link appears to be invalid or expired.

Log in

Privacy Policy

Add to Collection

No Collections

Here you'll find all collections you've created before.