São Paulo x River Plate: Libertadores | Foto: Conmebol

O histórico do São Paulo contra times argentinos tem rival que fugiu, consagração do M1to, finais de libertadores, jogos históricos e muita confusão

Até agora, contra os hermanos, foram 105 jogos, com 37 vitórias do tricolor, 28 empates e 40 derrotas. O São Paulo marcou 146 gols e sofreu 130.

O time argentino que mais enfrentamos foi o Boca Juniors, com 20 duelos. O Tricolor venceu 7, os Xeneizes 8 e ainda houveram 5 empates. Ambas equipes marcaram 29 gols. Inclusive, de todos os times que o São Paulo enfrentou na sua história, apenas três tem mais vitórias que nós.

Nossa história contra os argentinos é muito rica. Até aqui foram três finais de Libertadores, uma de recopa, uma supercopa da Libertadores e uma sul-americana. O Tricolor venceu duas e perdeu quatro.

TÍTULOS A FAVOR E CONTRA

Títulos do São Paulo contra argentinos: 2 > Libertadores 1992 (Newells Old Boys) e Sul-Americana 2012 (Tigre)
Títulos dos hermanos contra o Tricolor: 4 > Libertadores de 1974 (Independiente), Libertadores de 1994 (Vélez Sarsfield), Supercopa da Libertadores de 1997 (River Plate) e Recopa Sul-Americana de 2006 (Boca Juniors).

CLASSIFICAÇÕES

Apesar das maioria das finais perdidas, o Tricolor já avançou em oito confrontos eliminatórios, cinco deles, nos últimos 15 anos. Libertadores de 2004 contra o Rosario Central, em 2005 tiramos o River, nas semifinais da Libertadores, na edição de 2006 Estudiantes, em 2007, na sul-americana, contra o Boca e em 2021 na Libertadores, contra o Racing.

ELIMINAÇÕES E VEXAMES

Porém, tivemos três eliminações vexatórias recentes: Em 2017 e 2018, caímos na Sul-Americana para Defensa y Justicia e Colón, respectivamente. Já em 2019, foi o Talleres, de Córdoba, que nos eliminou, dessa vez, na Libertadores.

A PRIMEIRA PARTIDA

A nossa primeira partida contra nossos vizinhos foi no dia 14 de fevereiro de 1935, onde o Tricolor venceu o River Plate por 2 a 1, no estádio da Floresta, com gols de Junqueirinha e Luizinho.

Já a primeira vez que o Mais Querido jogou na Argentina foi apenas em 1960, no dia 26 de fevereiro de 1960, quando enfrentamos o Boca Juniors e fomos derrotados por 5 a 2, no estádio Tomás Adolfo Ducó, do Huracán. A equipe tinha como técnico Vicente Feola, campeão mundial com o Brasil em 1958, e concluiu ali o 13º jogo de uma turnê internacional, que começou na Colômbia, passando pelo México e terminando na Argentina .


Confira abaixo um pouco do histórico desses confrontos.

1º ENCONTRO NA LIBERTADORES E FINAL PERDIDA

O São Paulo estreou na Copa Libertadores em 1972. Chegou até a fase semifinal, que era dividida em dois triangulares, com o melhor colocado em cada um avançando para a decisão. E o algoz tricolor foi um argentino: o Independiente.

No elenco, o Tricolor tinha os uruguaios Pedro Rocha e Pablo Forlán e chegou invicto à decisão. Venceu o primeiro jogo por 2 a 1, no Pacaembu.

Um empate daria o título na segunda partida, mas perdeu em Avellaneda por 2 a 0, o que forçou um terceiro jogo. Ele foi em Santiago, no Chile, e os argentinos triunfaram por 1 a 0, faturando seu quinto título.

Leia também:

Aproveite e siga o SPFC Notícias nas redes sociais: Instagram | > Twitter | > Facebook

TÍTULO E NOVO VICE

O São Paulo só conseguiu se vingar de um argentino na Copa Libertadores em 1992, quando chegou novamente à final e duelou contra o Newell’s Old Boys. Sob o comando de Telê Santana, foi derrotado no primeiro jogo em Rosário por 1 a 0. Devolveu o placar na partida de volta, no Morumbi, e ganhou a taça nos pênaltis por 3 a 2.

Bicampeão em 1993 contra a Universidad Católica, do Chile, o São Paulo poderia ter sido tri em 1994 quando novamente teve um argentino na final. Foi o Vélez Sarsfield. Perdeu por 1 a 0, em Buenos Aires, e devolveu o placar jogando no Morumbi. Mas dessa vez não teve boa sorte na disputa por pênaltis. Foi derrotado por 5 a 3, com Palhinha perdendo a primeira cobrança.

BRIGAR OU BATER O PÊNALTI?

Em 2003, São Paulo e River se encontraram pela semifinal da Copa Sul-Americana. O jogo, válido pelo confronto de volta, foi bastante brigado. A vitória do São Paulo por 2 a 0 levou a decisão para os pênaltis. Tão logo soou o apito final, os times se envolveram em uma pancadaria. Os jogadores das duas equipes se agrediram e no momento mais marcante, o atacante Luis Fabiano tentou dar uma voadora no argentino e  no fim do jogo ele disse aquela tão conhecida frase: “Entre brigar e bater pênalti, prefiro ajudar na briga“. 

Em 2004, na partida diante do Quilmes, outra confusão, dessa vez, envolvendo o zagueiro Leandro Desábato, que chamou Grafitte de macaco e foi parar na delegacia.

CONSAGRAÇÃO DO MITO

Após ter perdido por 1 a 0 na casa do rival na Libertadores de 2004, o tricolor venceu por 2 a 1, no Morumbi, e ficou com a vaga ao fazer 5 a 4 nos pênaltis.

O que torna aquele confronto especial, foi a atuação de Rogério no Morumbi. O M1to defendeu dois pênaltis e ainda deixou sua marca. Porém, a história não foi tão simples assim.

O goleiro foi o último a bater, se perdesse era o fim. Ele foi e converteu. Na última cobrança do Central, que se eles fizessem, o jogo terminaria com vitória dos argentinos, Ceni foi e defendeu. Na série alternada, ainda pegou o chute de Irace e classificou o time e deu a classificação ao São Paulo.

FUGA DE CAMPO

O São Paulo talvez seja o único clube no mundo que possa afirmar que foi campeão contra um time argentino, que “fugiu” de campo no segundo tempo, fazendo o jogo terminar antes da hora. Isso ocorreu na final da Copa Sul-Americana de 2012.

O adversário era o Tigre, que até hoje contesta aquela partida. Houve empate sem gols no jogo feito na Bombonera, campo do Boca. Na volta, no Morumbi, o primeiro tempo terminou 2 a 0 para os tricolores. Aí ocorreu todo o problema.

Jogadores do Tigre alegam que foram agredidos por seguranças do São Paulo. Inclusive, no depoimento à polícia, declararam que alguém apontou uma arma para eles. Justificando falta de segurança, eles se recusaram a voltar para o segundo tempo.

O São Paulo não quis saber da polêmica e comemorou a taça, confirmada pela Conmebol.

VEJA TODOS OS CONFRONTOS CONTRA TIMES ARGENTINOS ATÉ AQUI:
(Em jogos oficias)

AdversárioJVED
Arsenal de Sarandí 2011
Atlanta 2101
Boca Juniors 20758
Colón2101
Defensa y Justicia2020
Estudiantes 2101
Gimnasia y Esgrima  1100
Huracán 2101
Independiente8314
Lanús1001
Newel´s Old Boys 6303
Quilmes 2110
Racing 9135
River Plate 16565
Rosário Central 7322
San Lorenzo 9414
Talleres4031
Tigre 4310
Vélez Sarsfield6222

Fonte: Pesquisas SPFC Notícias
Foto: Divulgação


Ajudem-nos a seguir na ativa!

Seja um parceiro, chamado de Padrinho ídolo! Com apenas R$ 10 mensais, vocês nos ajudam a seguir “vivos” e ainda ganham muitos benefícios, como: recebimento de materiais exclusivos (onde não publicamos em lugar nenhum), sorteios de produtos personalizados e ingressos para jogos do São Paulo no Morumbi. Para conhecer e fazer parte: CLIQUE AQUI!

Leave your vote

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Forgot password?

Enter your account data and we will send you a link to reset your password.

Your password reset link appears to be invalid or expired.

Log in

Privacy Policy

Add to Collection

No Collections

Here you'll find all collections you've created before.