São Paulo pede, e Justiça ordena acesso a e-mail de vice

Roberto Natel é suspeito de vazar documentos utilizados por um suposto hacker que tentou extorquir o São Paulo no ano passado

Roberto Natel é suspeito de vazar documentos utilizados por um suposto hacker que tentou extorquir o São Paulo no ano passado

A Justiça determinou que o provedor de internet UOL entregue ao São Paulo dados da conta de e-mail particular do vice-presidente do clube, Roberto Natel. O dirigente é suspeito de vazar documentos utilizados por um suposto hacker que tentou extorquir o São Paulo no ano passado.

O São Paulo tem conduzido investigações próprias na tentativa de descobrir a identidade real da pessoa que se apresenta como Edward Lorenz. No final de 2019, diretores e conselheiros receberam e-mails enviados por essa pessoa. Neles, Lorenz pedia R$ 1 milhão para não tornar públicos documentos que poderiam expor membros da diretoria.

O clube denunciou a chantagem à delegacia especializada em crimes cibernéticos e iniciou apuração própria.

Primeiro, contratou uma consultoria que indicou que os sistemas do clube não foram invadidos, um indício de que os documentos estavam sendo vazados por pessoas com acesso a eles.

Em seguida, criou uma armadilha para tentar identificar a origem do vazamento: distribuiu, para um número de membros do clube, um mesmo documento, o de planejamento orçamentário de 2020 – cada pessoa, porém, recebeu uma cópia única, com pequenas alterações específicas.

Após isso, Lorenz voltou a fazer contato com a diretoria. Neste e-mail, encaminhou documento com as alterações que constavam no plano enviado apenas ao vice Roberto Natel, hoje adversário político do presidente Carlos Augusto de Barros e Silva, o Leco.

Natel utiliza um e-mail hospedado no UOL – por isso, o pedido feito ao provedor para entregar dados da conta, incluídas mensagens completas trocadas em dezembro e os endereços cadastrados como destinatários de Natel nesta conta.

No processo, o São Paulo incluiu uma autorização, assinada por Natel, em que o vice declara estar de acordo com a ação.

Foto: LANCE!
Fonte: Globoesporte.com

Leave your vote

Forgot password?

Enter your account data and we will send you a link to reset your password.

Your password reset link appears to be invalid or expired.

Log in

Privacy Policy

Add to Collection

No Collections

Here you'll find all collections you've created before.