São Paulo pede anulação de partida contra o Fluminense

Diretoria acredita que árbitro cometeu erro de direito ao confirmar gol da equipe carioca mesmo após checar o lance no VAR

Fluminense x São Paulo - Foto: Jorge Rodrigues/AGIF

Fluminense x São Paulo - Foto: Jorge Rodrigues/AGIF

São Paulo entrou com um pedido para anular a partida contra o Fluminense, disputada há uma semana, na Justiça Desportiva. O clube acionou nesta segunda-feira o STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva) em reação à divulgação das imagens do VAR da partida.

O STJD divulgou, em seu site, que “a medida foi protocolada no fim da tarde desta segunda, 9 de setembro, e encaminhada para análise do presidente Luís Otávio Veríssimo Teixeira.”

De acordo com o STJD, o São Paulo pediu:

  • A – Que seja determinada liminarmente a não homologação do resultado da partida disputada entre as equipes do Fluminense FC x São Paulo FC, válida pela vigésima quinta rodada do Campeonato Brasileiro Profissional 2024 pela ocorrência de erro de direito na forma da fundamentação supra;
  • B – Anular/ Impugnar o resultado da partida realizada entre Fluminense FC x São Paulo FC, válida pela vigésima quinta rodada do Campeonato Brasileiro Profissional 2024 pela ocorrência de erro de direito na forma da fundamentação supra;
  • C – Seja determinada a remarcação da partida nos mesmos moldes da partida original, com a exceção da equipe de arbitragem;
  • D – Seja determinado o afastamento definitivo do árbitro PAULO CESAR ZANOVELLI DA SILVA (FIFA / MG) de futuras partidas que envolvam o São Paulo Futebol Clube, sendo o referido pedido autônomo com análise independente da suspensão da partida, ainda que feito na mesma peça.

O jogo terminou 2 a 0 para o Fluminense, na última rodada do Brasileirão, mas a diretoria paulista acredita que o árbitro Paulo Cesar Zanovelli cometeu um erro de direito – quando deixa de cumprir uma regra do futebol – ao validar o primeiro gol, marcado por Kauã Elias, no Maracanã.

A discussão começa numa disputa de bola entre Calleri e Thiago Santos, no meio de campo, ainda no primeiro tempo. O árbitro vê falta do argentino, mas dá vantagem ao Fluminense, já que a bola fica com o zagueiro Thiago Silva.

Thiago Silva, porém, entende que foi marcada a falta, abaixa, coloca a mão na bola e a recoloca em jogo. Na sequência, Kauã Elias faz o gol.

Para o São Paulo, ao ter dado vantagem no primeiro lance, Zanovelli deveria ter marcado falta de Thiago Silva por colocar a mão na bola – o que bastaria para anular o gol.

A divulgação das imagens e do áudio da revisão do primeiro gol do Fluminense na vitória sobre o São Paulo causou revolta entre dirigentes do clube paulista.

O vídeo mostra o árbitro se contradizendo ao ver o lance no monitor do VAR.

O lance gerou reclamação imediata em campo, com os jogadores do São Paulo pedindo a anulação por entenderem que, por ter sido vantagem no primeiro lance, Thiago Silva cometeu falta ao colocar a mão na bola. O árbitro vê no monitor e decide manter o gol.

Nas imagens divulgadas na sexta, porém, Zanovelli é claro ao afirmar ao VAR Igor Junio Benevenuto que deu vantagem. Depois, ao rever o lance no monitor, ele se contradiz:

“Eu ia dar a vantagem, o jogador (Thiago Silva) para e bate a falta. Eu dou sinal de falta. Vamos seguir. Eu dei a vantagem, eu segui. É gol legal, tá, Igor (Junio Benevenuto, o VAR)?”, afirma ele, antes de se afastar do monitor.

O artigo 259 do CBJD (Código Brasileiro de Justiça Desportiva) prevê a possibilidade de anular um jogo em que o árbitro deixa de cumprir as regras do futebol.


Foto: Jorge Rodrigues/AGIF
Fonte: Globo Esporte

Não perca nada sobre nosso São Paulo FC!
Siga o SPFC Notícias em nossas redes sociais: Instagram Twitter Facebook | Threads | Whatsapp