São Paulo pede anulação de partida contra o Fluminense

Diretoria acredita que árbitro cometeu erro de direito ao confirmar gol da equipe carioca mesmo após checar o lance no VAR

Fluminense x São Paulo - Foto: Jorge Rodrigues/AGIF

Fluminense x São Paulo - Foto: Jorge Rodrigues/AGIF

São Paulo entrou com um pedido para anular a partida contra o Fluminense, disputada há uma semana, na Justiça Desportiva. O clube acionou nesta segunda-feira o STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva) em reação à divulgação das imagens do VAR da partida.

O STJD divulgou, em seu site, que “a medida foi protocolada no fim da tarde desta segunda, 9 de setembro, e encaminhada para análise do presidente Luís Otávio Veríssimo Teixeira.”

De acordo com o STJD, o São Paulo pediu:

  • A – Que seja determinada liminarmente a não homologação do resultado da partida disputada entre as equipes do Fluminense FC x São Paulo FC, válida pela vigésima quinta rodada do Campeonato Brasileiro Profissional 2024 pela ocorrência de erro de direito na forma da fundamentação supra;
  • B – Anular/ Impugnar o resultado da partida realizada entre Fluminense FC x São Paulo FC, válida pela vigésima quinta rodada do Campeonato Brasileiro Profissional 2024 pela ocorrência de erro de direito na forma da fundamentação supra;
  • C – Seja determinada a remarcação da partida nos mesmos moldes da partida original, com a exceção da equipe de arbitragem;
  • D – Seja determinado o afastamento definitivo do árbitro PAULO CESAR ZANOVELLI DA SILVA (FIFA / MG) de futuras partidas que envolvam o São Paulo Futebol Clube, sendo o referido pedido autônomo com análise independente da suspensão da partida, ainda que feito na mesma peça.

O jogo terminou 2 a 0 para o Fluminense, na última rodada do Brasileirão, mas a diretoria paulista acredita que o árbitro Paulo Cesar Zanovelli cometeu um erro de direito – quando deixa de cumprir uma regra do futebol – ao validar o primeiro gol, marcado por Kauã Elias, no Maracanã.

A discussão começa numa disputa de bola entre Calleri e Thiago Santos, no meio de campo, ainda no primeiro tempo. O árbitro vê falta do argentino, mas dá vantagem ao Fluminense, já que a bola fica com o zagueiro Thiago Silva.

Thiago Silva, porém, entende que foi marcada a falta, abaixa, coloca a mão na bola e a recoloca em jogo. Na sequência, Kauã Elias faz o gol.

Para o São Paulo, ao ter dado vantagem no primeiro lance, Zanovelli deveria ter marcado falta de Thiago Silva por colocar a mão na bola – o que bastaria para anular o gol.

A divulgação das imagens e do áudio da revisão do primeiro gol do Fluminense na vitória sobre o São Paulo causou revolta entre dirigentes do clube paulista.

O vídeo mostra o árbitro se contradizendo ao ver o lance no monitor do VAR.

O lance gerou reclamação imediata em campo, com os jogadores do São Paulo pedindo a anulação por entenderem que, por ter sido vantagem no primeiro lance, Thiago Silva cometeu falta ao colocar a mão na bola. O árbitro vê no monitor e decide manter o gol.

Nas imagens divulgadas na sexta, porém, Zanovelli é claro ao afirmar ao VAR Igor Junio Benevenuto que deu vantagem. Depois, ao rever o lance no monitor, ele se contradiz:

“Eu ia dar a vantagem, o jogador (Thiago Silva) para e bate a falta. Eu dou sinal de falta. Vamos seguir. Eu dei a vantagem, eu segui. É gol legal, tá, Igor (Junio Benevenuto, o VAR)?”, afirma ele, antes de se afastar do monitor.

O artigo 259 do CBJD (Código Brasileiro de Justiça Desportiva) prevê a possibilidade de anular um jogo em que o árbitro deixa de cumprir as regras do futebol.


Foto: Jorge Rodrigues/AGIF
Fonte: Globo Esporte

Não perca nada sobre nosso São Paulo FC!
Siga o SPFC Notícias em nossas redes sociais: Instagram Twitter Facebook | Threads | Whatsapp

Leave your vote

Forgot password?

Enter your account data and we will send you a link to reset your password.

Your password reset link appears to be invalid or expired.

Log in

Privacy Policy

Add to Collection

No Collections

Here you'll find all collections you've created before.