São Paulo já ganhou dois Brasileiros que terminaram no ano seguinte

Elenco atual pode repetir o que os times de 77 e 86 fizeram, conquistar um título brasileiro que começou em um ano e terminou em outro

O São Paulo já conquistou duas vezes o Campeonato Brasileiro que teve seu início em um ano e terminou no ano seguinte. Time de Fernando Diniz pode repetir o feito dos times de Rubens Minelli e de Pepe. Entenda:

Primeiro título: 1977

O Campeonato Brasileiro de 1977 contou com 62 clubes e teve o São Paulo campeão. Esse foi o primeiro título nacional do Mais Querido, que bateu o Atlético Mineiro na final.

Pela primeira vez, o campeonato foi decidido em cobranças de pênaltis, possibilidade que já estava prevista no regulamento do ano anterior. O técnico do São Paulo Rubens Minelli, depois de ter sido bicampeão pelo Internacional em 1975 e 1976, tornou-se o primeiro treinador a vencer o Campeonato Brasileiro por três anos consecutivos.

O campeonato começou no dia 15 de outubro de 1977 e a grande final foi em 5 de março de 1978, quando o São Paulo, após dois empate em 0 a 0, venceu por 3 a 2 nas penalidades, em pleno Mineirão.

Atlético: João Leite; Alves, Márcio, Vantuir e Valdemir; Toninho Cerezo, Ângelo e Marcelo (Paulo Isidoro); Serginho, Caio Cambalhota (Joãozinho Paulista) e Ziza. Técnico: Barbatana.

São Paulo: Waldir Peres; Getúlio, Tecão, Bezerra e Antenor; Chicão, Teodoro (Peres) e Darío Pereyra; Zé Sérgio, Mirandinha e Viana (Neca). Técnico: Rubens Minelli.

Segundo título: 1986

Assim como o Brasileirão de 77, o campeonato de 86 terminou no ano seguinte. A competição teve seu início no dia 30 de agosto de 1986 e a finalíssima aconteceu em 25 de fevereiro de 1987.

Com 80 clubes, a edição de 86 foi muito bagunçada, o que gerou polêmica e iniciou-se as tratativas para a criação do grupo dos 13.

O São Paulo terminou em primeiro lugar no grupo A da primeira fase. Na fase seguinte, terminou em segundo do grupo. No mata-mata passou por Inter de Limeira, Fluminense, América-RJ e venceu o Guarani na final.

Após empatar em 1 a 1 no Morumbi, a decisão no Brinco de Ouro, que também ficou na igualdade, dessa vez em 3 a 3, foi para as penalidades e o Tricolor Paulista venceu por 4 a 3 e garantiu o bicampeonato.

São Paulo: Gilmar; Zé Teodoro, Wagner Basílio, Dario Pereyra e Nelsinho; Bernardo, Silas e Pita; Müller, Careca e Sídnei (Pianelli). Técnico: Pepe.

Guarani: Sérgio Nery; Marco Antônio, Ricardo Rocha, Fernando e Zé Mário; Tozin, Tite (Nei) e Boiadeiro; Chiquinho Carioca (Catatau), Evair e João Paulo. Técnico: Carlos Gainete.

Leave your vote

Forgot password?

Enter your account data and we will send you a link to reset your password.

Your password reset link appears to be invalid or expired.

Log in

Privacy Policy

Add to Collection

No Collections

Here you'll find all collections you've created before.