São Paulo está entre os cinco clubes da América do Sul que mais fornece atletas da base

Um estudo realizado pelo CIES Football Observatory, do Centro Internacional de Estudo do Esporte, calculou que o São Paulo é o clube brasileiro que mais fornece jogadores da base

Um estudo realizado pelo CIES Football Observatory, do Centro Internacional de Estudo do Esporte, calculou que o São Paulo é o clube brasileiro que mais fornece jogadores da base

Segundo um estudo produzido pelo “CIES Football Observatory”, do Centro Internacional de Estudo do Esporte, uma organização independente criada em parceria da Fifa com a Universidade de Neuchâtel, na Suíça, os clubes brasileiros são os que aproveitam menos jogadores formados na base do que times de outros países da América Latina, como Argentina e Chile. 

O São Paulo é o clube brasileiro que mais se destaca na formação, mas não necessariamente para aproveitamento próprio. O Tricolor lidera o país em número de atletas formados em sua base espalhados pelos campeonatos estudados, com 31, sendo 17 no próprio clube.

Em comparação com times de outros países, fica em quinto geral no estudo, atrás de Boca Juniors (46), Vélez Sarsfield e River Plate (39) e Newell’s Old Boys (33) estão à frente. 

O estudo analisou as características de quatro ligas latino-americanas: o Campeonato Brasileiro, a Superliga Argentina, o Campeonato Chileno e a Liga MX, primeira divisão do México. A análise levou em conta as partidas jogadas no segundo semestre de 2019 e classificou como jogadores “formados em casa” os atletas que jogaram pelo menos três temporadas no clube entre os 15 e 21 anos. 

Em comparação com os sul-americanos, o Brasil é o que menos dá chances aos garotos. Os times do país deram apenas 14,7% dos minutos em campo para jogadores formados na base, contra 17,8% do Chile e 22,6% da Argentina. Já os times do México, que jogam em uma liga com alto percentual de contratações estrangeiras, usam ainda menos os jovens: apenas 13,3% dos minutos são dos pratas-da-casa.

Clubes que mais usam a base na América do Sul 

Boca Juniors (46)
Vélez Sarsfield (39)
River Plate (39)
Newell’s Old Boys (33)
São Paulo (31) – 17 no clube atualmente 
Botafogo (29) – 13 no clube atualmente
Internacional (27) –  oito no clube atualmente
Santos (25)cinco no clube atualmente
Grêmio (22) – 12 no clube atualmente
Flamengo (22) – oito no clube atualmente 

Foto: Divulgação
Fonte: UOL Esporte

Leave your vote

Forgot password?

Enter your account data and we will send you a link to reset your password.

Your password reset link appears to be invalid or expired.

Log in

Privacy Policy

Add to Collection

No Collections

Here you'll find all collections you've created before.